05/06/2009

Superplástico da NASA cria novos implantes para pacientes cardíacos

Redação do Diário da Saúde
Superplástico da NASA cria novos implantes para pacientes cardíacos
O superplástico da NASA que servirá para fabricação de melhores implantes para o coração pode ser produzido na forma de pó, filmes, fios ou tubos.
[Imagem: NASA]

Superplástico inerte

Um material plástico desenvolvido pela NASA para uso em veículos aeroespaciais está agora ajudando a criar dispositivos implantáveis mais eficientes para pacientes com problemas cardíacos.

O plástico, chamado LARCI-SI, é altamente flexível, resistente a produtos químicos e capaz de suportar temperaturas extremas, tanto muito frias, quanto muito quentes.

Além de servir para a construção de sondas e naves espaciais, os cientistas descobriram que esse superplástico é também biologicamente inerte, o que o torna perfeito para aplicações médicas, incluindo a fabricação de implantes, que podem ser inseridos no organismo sem o risco de causarem infecções ou de liberarem substâncias tóxicas.

Terapia de ressincronização

Falhas no coração ocorrem quando o músculo cardíaco é incapaz de bombear o sangue de forma suficiente para atender as necessidades do corpo. Um dos tratamentos para esse problema é a chamada CRT, ou terapia de ressincronização, que busca refazer a coordenação das duas câmaras inferiores do coração e melhorar a eficiência do seu bombeamento.

Isso é feito com implantes do tamanho de um relógio de pulso, inserido no peito do paciente e conectado ao coração por fios especiais que levam energia do implante até o músculo do coração. Os impulsos elétricos gerados pelo implante de ressincronização ajustam o ritmo dos batimentos cardíacos e melhoram o fluxo sanguíneo.

Implante mais durável

O superplástico da NASA está tornando possível a fabricação do implante mais durável e menor. O design mais fino e mais estreito permitirá que os médicos possam escolher entre diferentes locais para inserção do implante de forma a prover o tratamento mais adequado a cada paciente. A localização do implante é um elemento crítico para que os sinais do aparelho possam chegar com precisão ao coração.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Próteses

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.