26/01/2012

Suporte para tablet pode evitar dores nos ombros e pescoço

Redação do Diário da Saúde
Suporte para tablet pode evitar dores nos ombros e pescoço
Quanto maior o ângulo do tablet - quanto menos deitado ele fica - melhor é para o pescoço e a cabeça.
[Imagem: EPSRC]

Ergonomia dos tablets

Depois do sucesso instantâneo dos tablets, cientistas acreditam ter descoberto a próxima onda que invadirá o mercado.

Serão os suportes para tablets.

Antes disso, porém, será necessário desenvolver guias de postura adequados para o uso desses aparelhos, permitindo o desenvolvimento de suportes ergonomicamente corretos.

A popularidade repentina do iPad e seguidores não permitiu ainda que se desenvolvesse regras para otimizar o conforto e o bem-estar dos usuários.

Mas já começaram a aparecer as reclamações de dores no pescoço e nas costas.

Suporte para tablet

Como não têm apoio, e os usuários frequentemente querem ou precisam usar as duas mãos, os tablets acabam sendo colocados no colo.

Jack Dennerlein e seus colegas da Universidade de Harvard (EUA) concluíram que esta é a pior posição possível.

"Em comparação com os computadores tradicionais, o uso dos tablets está associado com posturas com grande flexão da cabeça e do pescoço, uma fonte certa de desconfortos e dores nessas regiões," diz o pesquisador.

O ideal, segundo eles, é dar um jeito de colocar o tablet alto o suficiente para evitar uma inclinação muito forte do pescoço.

Colo e mesa

Os pesquisadores testaram dois tablets e seus respectivos suportes: iPad2 e Smart Cover, da Apple, e Xoom e Portfolio Case, da Motorola.

O Apple Smart Cover permite ângulos de inclinação entre 15° e 73°, e o Motorola Portfolio Casepermite oferece ângulos de inclinação entre 45° e 63°.

Foram testadas quatro configurações: no colo, no colo sobre o suporte, no suporte sobre a mesa e pequeno ângulo de inclinação, e no suporte sobre a mesa e elevado ângulo de inclinação.

Dor no pescoço ou nos braços

A flexão da cabeça e do pescoço variaram não apenas entre as diversas posições, mas também entre os dois modelos de tablet/suporte, principalmente pela diferença de ângulo oferecido pelos dois modelos.

O iPad2 foi associado com posturas mais flexionadas quando ele foi posto sobre seu suporte e no colo.

Os pesquisadores afirmam que, quanto maior o ângulo do tablet - quanto menos deitado ele fica - melhor é para o pescoço e a cabeça.

Por outro lado, colocar o aparelho de pé atrapalha o uso das mãos.

"Será necessário realizar novos estudos examinando os efeitos da posição do tablet, dos braços e dos pulsos para fazermos uma avaliação completa das posturas mais recomendáveis," concluiu o grupo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ergonomia

Softwares

Dores Crônicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.