Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

22/04/2013

"Tablet da Saúde" viabiliza acesso a produção científica

Com informações da Agência USP

Um projeto em desenvolvimento na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) pretende usar a tecnologia para valorizar os profissionais da saúde.

A meta é fornecer aos trabalhadores da área um tablet conectado à internet por um modem 3G, que permita o acesso direto ao conteúdo acadêmico e científico produzido pela faculdade que é o maior centro de referência em estudos médicos no País.

O dispositivo, batizado de "Tablet da Saúde" é a parte prática do Programa de Valorização dos Profissionais de Saúde por Educação Interativa a Distância e Teleassistência.

O programa criou a chamada "Nuvem do Conhecimento da Saúde", uma plataforma digital que armazena vídeos, cursos e materiais interativos criados pelos especialistas. O "Tablet da Saúde" funciona como uma janela para esta "nuvem".

Nas mãos de profissionais de saúde em atuação no campo de trabalho, o aparelho abre muitas possibilidades e pode viabilizar, por exemplo, cursos de educação profissional continuada ou web conferências com especialistas em determinados assuntos.

O dispositivo pode ser utilizado tanto pelos profissionais como também por universitários, em qualquer ambiente, hospitalar ou não.

"O Tablet da Saúde trabalha com o conceito de saúde móvel. Além de reprodução dos conteúdos, o dispositivo pode trabalhar também de maneira autônoma. Ele tem a capacidade de funcionar como uma máquina fotográfica que registra uma determinada situação problema. Com acesso a internet, esta imagem poderia ser enviada para profissionais especializados alocados em algum centro de referência que poderiam fornecer um grande suporte para o médico que está em campo", explica o médico Chao Lung Wen, chefe da disciplina de Telemedicina da FMUSP.


Ver mais notícias sobre os temas:

Softwares

Educação

Robótica

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?