23/11/2015

Tai chi e dormir bem reduzem inflamações no corpo

Redação do Diário da Saúde
Tai chi e dormir bem reduzem inflamações no corpo
A ênfase nos movimentos lentos torna o Tai Chi particularmente apropriado para uma ampla gama de níveis de aptidão física. Já se sabia que o Tai Chi Chuan melhora o controle do diabetes tipo 2 e pode até ajudar a superar os danos cognitivos da quimioterapia.
[Imagem: Jakub Haun/Wikimedia]

Processos inflamatórios

Processos inflamatórios não são sempre ruins. São uma ferramenta natural do organismo, ocorrendo por todo o corpo com a função primária de promoção da cicatrização.

Os problemas começam quando esses processos ficam muito ativos, o que pode causar danos de muitas maneiras, por exemplo, contribuindo para doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, certos tipos de câncer e outros problemas médicos graves.

O estresse, o que inclui distúrbios do sono, é um dos principais fatores que contribuem para a inflamação desordenada no corpo.

E a insônia, um dos distúrbios mais comuns do sono, é associada com o aumento do risco de depressão, comorbidades médicas e mortalidade precoce.

A boa notícia

A boa notícia é que tratamentos largamente utilizados contra a insônia - a terapia cognitiva comportamental e o tai chi chuan - reduzem os níveis de inflamação no corpo como um todo.

"As intervenções comportamentais voltadas para [melhorar] o sono reduzem a inflamação e representam um terceiro pilar, juntamente com a dieta e a atividade física, para promover a saúde e, possivelmente, reduzir o risco de morbidades relacionadas com a idade, incluindo a depressão," disse o Dr. Michael Irwin, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (EUA).

A equipe do Dr. Irwin descobriu que o tratamento de distúrbios do sono com terapia cognitivo-comportamental não apenas reduz os sintomas da insônia, como também reduz os níveis de um marcador de inflamação sistêmica, a proteína C-reativa, e reverte a ativação de algumas vias moleculares de sinalização inflamatória.

Esses benefícios foram mantidos ao longo dos 16 meses de acompanhamento dos voluntários, adultos na faixa dos 50 anos de idade.

Tai Chi

O Tai Chi é uma intervenção considerada de estilo de vida, frequentemente usada para combater o estresse que pode levar à insônia.

A novidade é que, independente da insônia, a prática do exercício também reduziu a inflamação por meio de uma redução na expressão da inflamação no nível celular, igualmente revertendo a ativação das vias de sinalização inflamatórias.

A redução da inflamação celular também foi mantida durante os 16 meses da prática.

"Este estudo sugere que existem abordagens comportamentais que podem melhorar o sono, reduzir o estresse e, assim, melhorar a saúde," comentou o Dr. John Krystal, editor da revista Biological Psychiatry, onde o estudo foi publicado. "É um lembrete, uma vez mais, que não há saúde [física] sem saúde mental."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Sono

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.