20/12/2011

Tecido de algodão elimina manchas e odores sob o Sol

Redação do Diário da Saúde
Tecido de algodão elimina manchas e odores sob o Sol
O dióxido de titânio nas fibras do tecido autolimpante quebra as partículas de sujeira e mata os micróbios através de uma reação fotoquímica.
[Imagem: ACS]

Roupa autolimpante

Imagine um jeans, uma camiseta ou mesmo uma meia capaz de se desodorizar sozinha, bastando para isso ser colocada ao Sol.

Pois é justamente este o avanço que acaba de ser anunciado por dois cientistas chineses.

Mingce Long e Deyong Wu criaram um novo tecido de algodão capaz de se autolimpar, livrando-se de manchas e de bactérias, ao ser exposto à luz do Sol.

Dióxido de titânio

Os pesquisadores afirmam que seu tecido autolimpante usa um revestimento feito de um composto à base de dióxido de titânio, um material branco usado em inúmeros produtos, de tintas a protetores solares.

O dióxido de titânio quebra as partículas de sujeira e mata os micróbios através de uma reação fotoquímica - é por isso que a roupa precisa ser colocada no Sol.

Outros pesquisadores já haviam produzido roupas autolimpantes antes, mas elas precisavam ser colocadas sob luz ultravioleta, um processo similar à esterilização de produtos médicos, o que elimina toda a praticidade que se procura obter.

Máquina de lavar e secar

Os cientistas chineses afirmam que resolveram a deficiência das roupas autolimpantes usando um composto de dióxido de titânio e nitrogênio.

Isto não apenas eliminou a necessidade da luz ultravioleta, como também tornou o tecido capaz de eliminar manchas, como um corante laranja que, durante os experimentos, saiu totalmente apenas com a colocação da roupa sob o Sol.

Os pesquisadores afirmam que o revestimento continuou intacto mesmo depois que a roupa foi lavada e secada à máquina - o que foi feito justamente para testar a durabilidade do material.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Nanotecnologia

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.