Técnica imita cérebro para transformar células-tronco em neurônios

Comportamento de célula normal

Cientistas suecos desenvolveram uma nova técnica para converter células-tronco em células do cérebro.

Segundo os cientistas da Universidade de Lund, o método é simples, rápido e mais seguro do que técnicas similares.

Adicionando duas moléculas diferentes, os pesquisadores descobriram uma maneira surpreendentemente simples de fazer com que as células-tronco comecem a se diferenciar em neurônios.

O processo imita o desenvolvimento natural do cérebro ao liberar sinais que são parte do processo de desenvolvimento normal, afirmam eles.

Experiências em animais mostraram que as células neuronais assim desenvolvidas rapidamente se adaptam ao cérebro, "comportando-se como células normais".

Riscos das células-tronco

"Essa técnica nos permite guiar as células-tronco para diferentes tipos de células cerebrais. Estudos anteriores nem sempre usaram os sinais que são ativados durante o desenvolvimento normal do cérebro. Isto tem feito com que as células transplantadas desenvolvam tumores ou funcionem mal no cérebro," disse Agnete Kirkeby, uma das autoras do estudo.

Como a técnica imita os processos do cérebro, ela reduz o risco de formação de tumores, garantem os pesquisadores.

A formação de tumores é um dos obstáculos mais comuns nas pesquisas com células-tronco.

O grupo afirma que seus resultados deixam mais perto da realidade um estudo com transplantes experimentais de células no cérebro humano.


Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Cérebro

Implantes

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.