06/08/2010

Terapias alternativas fazem surgir novas profissões

Rafaela Carvalho - Agência USP
Terapias alternativas fazem surgir novas profissões
"O crescimento no número de especializações mostrou que, apesar de importante, a profissão médica não é capaz de atender a todas as necessidades das populações."
[Imagem: Ag.USP]

Terapias alternativas

Analisar a evolução da profissão de médicos e farmacêuticos entre os séculos XIX e XX, observando as terapias alternativas existentes desde então.

Esse foi o tema da tese de doutorado Médicos e farmacêuticos na terapia popular: uma trajetória de suas profissões no Estado de São Paulo e na Inglaterra (1815-1930), apresentada na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

A autora da pesquisa, Paula Yuri Sugishita Kanikadan, formada em Ciências Farmacêuticas, conta que questões como automedicação e a desaprovação de grande parte dos profissionais da saúde em relação à terapia alternativa foram os fatores que mais estimularam sua pesquisa.

O estudo tinha como objetivo compreender a situação da saúde pública atual, por meio da análise dos séculos XIX e XX.

Limitações da profissão médica

A terapia alternativa, segundo a pesquisa de Paula, abriu portas para a criação e desenvolvimento de novas profissões na área de saúde.

"O crescimento no número de especializações mostrou que, apesar de importante, a profissão médica não é capaz de atender a todas as necessidades das populações", relata.

A pesquisadora conta que essas profissões já existiam havia décadas, mas estão ganhando mais credibilidade agora, graças à demanda por novos tratamentos. O trabalho do farmacêutico, segundo Paula, é um dos que está cada vez adquirindo mais importância na sociedade. "Um exemplo disso são as propagandas veiculadas na televisão, que dizem para consultar não só o médico, mas também o farmacêutico."

Além disso, a necessidade de medidas sanitárias em São Paulo reforçou a necessidade de atuação dos médicos no estado: "Todos sabem que as epidemias da época traziam uma série de dificuldades para a população. Neste sentido, novas regulamentações para as profissões acarretaram em mudanças nas práticas médicas. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento da ciência e a urbanização contribuíam para que isso acontecesse", diz a pesquisadora.

Profissionais das terapias alternativas

A pesquisadora também conta que as tentativas por parte dos médicos e farmacêuticos da época de tentar eliminar as práticas alternativas deram mais força às suas profissões, mais tradicionais, ofuscando os métodos alternativos. Ainda assim, houve grandes dificuldades para frear a manipulação de medicamentos caseiros, a criação de remédios artesanais e a prática de "conselhos médicos" por parte de leigos.

Ainda hoje, apesar da resistência de profissões mais tradicionais em relação à terapia alternativa, existe a prática da terapia alternativa: "O conselho do vizinho, o uso de chás e outras práticas ditas alternativas, ou seja, que não seguem a medicina convencional. As ciências médica e farmacêutica andam ao lado das práticas alternativas de cura de doenças", enfatiza Paula.

Também há adaptações que, hoje em dia, ganharam a confiança de quem adere a diferentes formas de tratamento de diversos problemas de saúde."Não diria que há uma evolução, mas sim uma manutenção da terapia alternativa. A Organização Mundial de Saúde está, cada vez mais, estimulando as práticas alternativas de cura; no Brasil, o Sistema Único de Saúde criou uma política nacional de práticas integrativas e complementares, com destaque para a homeopatia, acupuntura, termalismo, meditações, orações, o uso de plantas medicinais e fitoterápicos", lembra a pesquisadora.

Revolução Industrial

Paula conta que a II Revolução Industrial foi uma das razões para incluir a Inglaterra em sua tese. "Por ter iniciado essa revolução, esse país mostrou - apesar de bastante inicial - um desenvolvimento da indústria química e, posteriormente, da indústria de medicamentos."

A pesquisadora conta que esse desenvolvimento, mais tarde, influenciaria o estado de São Paulo, que entre o fim do século XIX e o início do século XX, já apresentava modificações significativas quanto ao uso de medicamentos e às profissões de saúde.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Trabalho e Emprego

Plantas Medicinais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.