Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

08/04/2014

Terapias contra artrite reumatoide podem causar diabetes, alerta médica

Com informações da Agência ID
Terapias contra artrite reumatoide podem causar diabetes, alerta médica
Um paciente com artrite reumatoide não tratada, ou inadequadamente tratada, tem uma expectativa de vida 10 anos inferior em relação a um paciente que faz um controle adequado da doença. [Imagem: INVDES]

Diabetes esteroidea

A pesquisadora Sandra Carrillo Vázquez, reumatóloga espanhola, publicou nesta semana um estudo que está chamando a atenção dos pacientes e familiares de pessoas com artrite reumatoide.

Segundo ela, algumas das terapias utilizadas para tratar a condição podem aumentar os níveis de glicose no sangue, "detonando ou criando propensão para desenvolver o diabetes".

A artrite reumatoide é uma doença associada à inflamação das articulações que, apesar de ser irreversível, conta com várias terapias para alívio dos sintomas.

Existem, por exemplo, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos utilizados para controlar os sintomas da artrite que não são baseados em esteroides.

No entanto, alerta a pesquisadora, também são utilizados medicamentos esteroides que podem gerar a chamada diabetes esteroidea.

Além disso, hormônios como a cortisona, se não forem adequadamente administrados ou administrados em doses muito elevadas, diz a médica, têm a capacidade de disparar os níveis de glicose no sangue.

Reumatologista

Para evitar esse grave efeito colateral, a Dra. Vázquez recomenda que os pacientes com artrite reumatoide realizem um acompanhamento rigoroso dos níveis de glicose e consultem um reumatologista certificado.

Para pacientes adultos com artrite de moderada a grave, a reumatologista afirma que existem terapias orais à base de proteínas que podem ser utilizadas como monoterapia ou em combinação com outros medicamentos não-biológicos.

Um paciente com artrite reumatoide não tratada, ou inadequadamente tratada, tem uma expectativa de vida 10 anos inferior em relação a um paciente que faz um controle adequado da doença.

Por outro lado, a Dra. Vázquez alerta que o próprio diabetes, além da obesidade e do tabagismo, são fatores de risco para a artrite reumatoide.


Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Tratamentos

Prevenção

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?