11/12/2015

Tom de voz prevê futuro do relacionamento do casal

Redação do Diário da Saúde
Tom de voz prevê futuro do relacionamento do casal
O fim de um relacionamento não é brincadeira: o sentimento de rejeição após o fim de um relacionamento amoroso e a dor física ativam as mesmas regiões no cérebro. Felizmente, discutir o fim do relacionamento abertamente ajuda na recuperação emocional.
[Imagem: Kross et al.]

Análise do tom de voz

Um programa de computador mostrou-se capaz de prever se um casal terá um relacionamento melhor ou pior no futuro.

Para isso, a voz de cônjuges com problemas de relacionamento foi gravada e depois o programa analisou o arquivo digital com a voz de cada um em busca de entonações características.

Com base nessa análise do tom de voz que os cônjuges usaram para conversar, o programa previu com quase 79% de precisão aqueles relacionamentos nos quais os problemas iriam piorar.

Na verdade, o programa foi melhor em prever a harmonia futura dos casais do que os pareceres fornecidos pelos especialistas em relacionamento após as sessões de terapia de casais em que as conversas foram gravadas.

Como se fala

Os pesquisadores gravaram centenas de conversas entre mais de 100 casais, conversas estas feitas durante sessões de terapia de casais ao longo de dois anos, analisaram as conversas com seu programa de computador e então rastrearam todos os casais por cinco anos para monitorar a qualidade dos relacionamentos.

O programa "quebra" as gravações em características acústicas utilizando técnicas de processamento da fala, o que inclui intensidade, nervosismo e "tremuras" na voz, entre outros detalhes que podem indicar momentos de grande emoção.

Não houve nenhuma análise das conversas propriamente ditas, ou seja, das palavras usadas pelos envolvidos.

Dr. Computador

A análise dos tons de voz conseguiu prever o futuro dos relacionamentos com mais precisão do que a avaliação dos terapeutas.

"O que você diz não é a única coisa que importa, é muito importante como você diz. Nosso estudo confirma que isto vale também para o relacionamento de um casal," disse o professor Md Nasir, da Universidade do Sul da Califórnia (EUA).

A conclusão da equipe é que estudar diretamente a voz - em lugar dos códigos de comportamento criado por especialistas - oferece um vislumbre mais preciso do futuro de um casal com problemas de relacionamento.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Softwares

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.