28/05/2010

Toque de mulher faz homens assumirem mais riscos

Redação do Diário da Saúde

Toque arriscado

Um toque de mulher é tudo o que é necessário para que um homem mande a cautela para as cucuias e prontifique-se a assumir mais riscos.

Esta é a conclusão do estudo feito por Jonathan Levav, da Universidade de Columbia, e Jennifer J. Argo, da Universidade de Alberta, ambas no Canadá.

O estudo foi publicado neste mês na revista Psychological Science.

Toque de mãe

No momento em que vai apostar ou investir, o homem assume maior risco - coloca uma quantia maior de dinheiro em jogo ou coloca dinheiro em aplicações mais arriscadas - se uma mulher lhe tocar levemente, do que se ela simplesmente lhe encorajar verbalmente.

Segundo os cientistas, esse comportamento pode se originar na forma como as mães usam o toque para fazer com que seus bebês se sintam seguros.

Quando somos crianças, nossas mães nos tocam constantemente. Isso cria um sentimento de pertencimento, que faz um bebê sentir-se seguro.

Segundo os pesquisadores, isso ajuda também os jovens nas suas sensações de aventura, tornando-os mais dispostos a assumir os riscos que vêm com a exploração de contextos e situações estranhas.

Os pesquisadores agora queriam saber o que acontece quando os bebês crescem: O contato físico também afeta como os adultos estão dispostos a correr riscos?

Encorajamento

Os participantes foram testados para ver se eles iriam assumir riscos ao investir dinheiro ou fazer uma aposta em um jogo.

No início do experimento, os participantes foram recebidos de diferentes maneiras: por um orientador do sexo feminino ou masculino, com um toque leve e reconfortante no ombro, com um aperto de mão, ou sem nenhum contato físico.

No final do experimento, os participantes preencheram questionários que avaliaram o quanto eles se sentiram seguros.

Toque de mulher

Os pesquisadores descobriram que os participantes que foram tocados sentiam-se mais seguros e assumiram riscos maiores do que aqueles que não foram - mas somente aqueles que foram tocados por uma mulher.

O efeito foi mais forte em reação a um toque nas costas do que por um aperto de mão. Mas quando o toque ou o aperto de mão foi dado por um homem, nenhum efeito foi registrado.

Os resultados sugerem que o toque de uma mulher funciona em adultos da mesma maneira que nas crianças: fazer com que eles se sintam mais seguros e dispostos a correr riscos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sentimentos

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.