Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

04/09/2012

Tratamento inalatório evita ataques de asma

Redação do Diário da Saúde
Tratamento inalatório evita ataques de asma
O tratamento pôde ser desenvolvido porque os cientistas descobriram como os vírus se aproveitam do sistema imunológico enfraquecido pela asma. [Imagem: University of Southampton]

Infecções e asma

Cientistas desenvolveram um novo tratamento que promete ajudar os pacientes a combaterem as infecções que causam 80% dos ataques de asma.

O estudo, realizado na Universidade de Southampton, no Reino Unido, fornece a primeira comprovação de que reforçar o sistema imunológico dos asmáticos pode reduzir o número de ataques de asma.

Os resultados foram apresentados ontem durante o congresso anual da Sociedade Europeia de Doenças Respiratórias, em Viena, na Áustria.

Interferon beta

"Nós demonstramos o potencial de um tratamento, simplesmente inalado pelo paciente, que reduz significativamente os sintomas da asma e a necessidade de o paciente usar o inalador devido a infecções de resfriados," disse o Dr. Ratko Djukanovic, coordenador do estudo.

O tratamento inalatório consiste no fornecimento de uma proteína, o interferon beta, para que os pulmões acionem o sistema imunológico para combater a infecção mais prontamente.

O tratamento pôde ser desenvolvido porque os cientistas descobriram como os vírus se aproveitam do sistema imunológico enfraquecido pela asma.

Influenza

Além dos resfriados comuns, os pesquisadores testaram o novo tratamento com outros vírus da influenza, incluindo os vírus da gripe A e gripe aviária, além do vírus sincicial respiratório.

Os resultados foram tão promissores que eles fundaram uma empresa emergente que, com a ajuda da universidade, está tentando colocar o tratamento no mercado.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alergias

Sistema Respiratório

Vírus

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ultrassom no 1º trimestre de gravidez pode agravar autismo

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão