23/03/2009

Tuberculose: Brasil quer atingir meta da Organização Mundial da Saúde

Redação do Diário da Saúde
Tuberculose: Brasil quer atingir meta da Organização Mundial da Saúde
Cultura do Mycobacterium tuberculosis.
[Imagem: Public Health Image Library]

Dia Mundial da Tuberculose

Amanhã, dia 24 de março é o Dia Mundial da Tuberculose. Esta data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) por corresponder à descoberta do bacilo causador da doença por Robert Koch, em 1882.

A meta da OMS (Organização Mundial da Saúde) é reduzir em 50 % o número de casos e mortes por tuberculose até 2015, utilizando como base os números de 1990.

Tuberculose no Brasil

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi registrada uma queda de 24,4% na incidência de tuberculose no Brasil nos últimos sete anos. Apesar disso, ainda são 53 mil novos casos diagnosticados anualmente, com uma taxa de 50 casos para cada 100.000 habitantes.

Tem sido registrada uma redução contínua de 3,3% na notificação de novos casos no Brasil a cada ano. Além da redução de novos casos, houve também redução de mortalidade, que hoje está em 4 mortes para cada grupo de 100.000 habitantes. Rio de Janeiro e Amazonas são os estados com maior número de casos proporcionalmente à sua população.

Com esses números, o Brasil ocupa a 15ª posição, entre os 22 países com 80% dos casos de Tuberculose no mundo. A tuberculose é a maior causa de morte de adultos entre as doenças infecciosas no mundo.

O que é tuberculose

A Tuberculose é uma doença causada por um bacilo chamado Mycobacterium tuberculosis. Ele causa doença mais comumente nos pulmões, mas pode atacar qualquer órgão. Os sintomas mais comuns são tosse, febre e emagrecimento. A doença está intimamente ligada à pobreza.

Com a epidemia de Aids, mais pacientes são suscetíveis, elevando drasticamente o número de casos a partir da década de 80. A ampliação dos postos de coleta de escarro é fundamental para que haja diagnóstico rápido e eficiente. O diagnóstico das formas respiratórias é realizado através da demonstração do bacilo no escarro. Este exame é feito nos postos de saúde e o resultado liberado em, no máximo, 24 horas.

Tratamento da tuberculose

O tratamento da doença consiste no uso de esquema com 3 antibióticos por período de pelo menos 6 meses, no esquema básico. Estes medicamentos devem ser tomados diariamente. A criação pelo Ministério da Saúde do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, em 1996, implantou a Estratégia de Tratamento Supervisionado recomendada pela OMS.

Esta estratégia consiste no fornecimento das medicações e no acompanhamento do uso dos comprimidos por um agente de saúde e permite o efetivo tratamento do paciente e a redução do surgimento de bacilos resistentes aos antibióticos. Isto ocorre, principalmente, com o abandono do tratamento, muito freqüente devido ao longo período necessário para a cura da doença.

Novo medicamento contra a tuberculose

Nesta segunda-feira, o Ministro da Saúde anunciou que o Brasil terá, no segundo semestre deste ano, um novo remédio para o tratamento da tuberculose.

O medicamento é o TFC (dose fixa combinada), conhecido como quatro em um. A droga reduz de seis para dois comprimidos a dose diária utilizada atualmente no tratamento da doença.

Segundo o ministro, o novo esquema terapêutico é mais barato, facilita a adesão do paciente e o combate à multi-resistência do bacilo de Koch, bactéria que provoca a maioria dos casos de tuberculose. O tempo de duração do tratamento e os efeitos colaterais continuam similares. Hoje, 8% das pessoas que começam o tratamento abandonam antes da cura.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Bactérias

Infecções

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.