05/03/2012

USP lança projeto vegetariano em restaurante universitário

Redação do Diário da Saúde
USP lança projeto vegetariano em restaurante universitário
O objetivo da iniciativa é colocar na pauta de discussão o consumo excessivo de carne e suas implicações na saúde humana e no planeta.
[Imagem: Ag.USP]

Segunda-feira vegetariana

A maior universidade do país, a USP (Universidade de São Paulo), está lançando o projeto Segunda Sem Carne, promovida na Faculdade de Saúde Pública.

O projeto consiste no oferecimento de um cardápio sem carne no restaurante universitário da faculdade, em uma segunda-feira de cada mês.

O restaurante oferecerá aos usuários preparações diferentes com legumes, verduras e soja, que sejam de boa aceitação e baixo impacto ambiental - a produção de carnes é considerada de elevado impacto ambiental.

O projeto foi organizado a partir de dados de uma pesquisa realizada na USP sobre o consumo de carne no município de São Paulo, que se mostrou excessivo em relação às recomendações nacionais e internacionais.

Seu objetivo é colocar na pauta de discussão o consumo excessivo de carne e suas implicações na saúde humana e no planeta.

Consumo excessivo de carne

As carnes são boas fontes nutricionais para o homem, contendo proteínas de alto valor biológico, além de minerais e vitaminas.

No entanto, o consumo em excesso, principalmente de carnes vermelhas e processadas, tem sido associado a doenças crônicas.

O consumo de carne pelo brasileiro ultrapassa as recomendações do Guia Alimentar para População Brasileira. Segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares em 2008, consumimos cerca de 152 gramas de carne por dia. Dados do município de São Paulo (Inquérito de Saúde de São Paulo) também mostram consumo de 150 g/dia.

Conscientização sobre consumo de carne

Segundo a USP, o objetivo do projeto "Segunda Sem Carne" é levantar a discussão sobre esse consumo excessivo de carne.

Com a simples ação de não consumir carne uma vez por mês, os pesquisadores esperam:

  • conscientizar a comunidade universitária de que o consumo excessivo de carne vem sendo associado a doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares;
  • colaborar para redução do consumo de carne, dentro e fora dos muros da Universidade;
  • promover ações que visem diminuir o impacto ambiental gerado na produção de alimentos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.