Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

01/08/2011

Uva protege pele contra radiação ultravioleta

SINC

Uva anti-UVA e UVB

Compostos químicos encontrados nas uvas ajudam a proteger as células da pele contra a radiação ultravioleta do Sol.

O estudo sustenta que as uvas, ou derivados de uva, poderão ser usados em produtos de proteção solar.

A equipe da Universidade de Barcelona, na Espanha, demonstrou que algumas substâncias presentes nas uvas podem reduzir a intensidade dos danos causados às células quando a pele é exposta a esta radiação.

Flavonoides

Os raios ultravioleta (UV) emitidos pelo Sol estão entre as principais causas de problemas da pele, incluindo queimaduras, eritema solar e até câncer de pele.

De forma mais comum, o excesso de Sol tem sido associado com o envelhecimento precoce da derme e da epiderme.

Os raios UV agem sobre a pele ativando compostos conhecidos como "espécies reativas de oxigênio" (ROS: reactive oxygen species).

Estas substâncias, por sua vez, oxidam macromoléculas, como os lipídios e o DNA, estimulando certas reações e enzimas (JNK e p38MAPK) que causam a morte celular.

Os cientistas espanhóis descobriram que algumas substâncias polifenólicas extraídas de uvas - conhecidas como flavonoides - podem reduzir a formação de espécies reativas de oxigênio em células da epiderme humana expostas a ondas longas (UVA) e ondas médias (UVB) da radiação ultravioleta.

Protetor solar de uva

Os pesquisadores descobriram que, quanto maior o grau de polimerização dos flavonoides e a formação de compostos que contém ácido gálico, maior é a sua capacidade de fotoproteção.

O estudo sugere que estes "resultados encorajadores devem ser levados em consideração na farmacologia clínica, utilizando extratos vegetais polifenólicos para desenvolver novos produtos de fotoproteção da pele".

"Essas frações polifenólicas inibem a geração de espécies reativas de oxigênio e, como resultado, a ativação das enzimas JNK e p38, o que significa que elas têm um efeito protetor contra a radiação ultravioleta emitida pelo Sol", confirma Marta Cascante, coordenadora da pesquisa.


Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?