Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

28/04/2014

Vacina experimental contra dengue reduz casos pela metade

Com informações da Agência Brasil

A empresa farmacêutica Sanofi Pasteur anunciou o resultado de um teste da vacina contra a dengue feito na Ásia.

O estudo mostrou redução de 56% nos casos de dengue em 12 áreas endêmicas na Indonésia, Malásia, Filipinas, Tailândia e Vietnã.

É o primeiro de dois testes da fase três, que visa fornecer dados sobre a eficácia da vacina em seres humanos, em diferentes ambientes epidemiológicos.

O segundo teste está sendo aplicado na América Latina - Brasil, Colômbia, Honduras, México e Porto Rico - e os resultados devem ser apresentados nos próximos dois meses.

Os testes na Ásia envolveram 10.275 mil crianças, de 2 a 14 anos. Na América Latina são mais de 20 mil pessoas de 2 a 16 anos. Entre 2011 e 2013, elas foram sorteadas para receber três doses da vacina ou um placebo, com intervalo de seis meses entre cada dose.

"O grupo vacinado teve menos da metade de casos e a incidência de dengue nas pessoas que não foram vacinadas foi muito mais alta do que a agente imaginava, 4,7%, uma incidência altíssima," disse a porta-voz da empresa.

Se for aprovada pelas autoridades reguladoras, a vacina possivelmente será aplicada em três doses, para proteger contra os quatro tipos de dengue, segundo a médica.


Ver mais notícias sobre os temas:

Vacinas

Epidemias

Prevenção

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão