Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

04/11/2011

Videogames aumentam criatividade. Internet e celulares não.

Redação do Diário da Saúde

Tecnologia e criatividade

Meninos e meninas que jogam videogames tendem a ser mais criativos, independentemente de os jogos serem violentos ou não-violentos.

Esta é a conclusão de uma pesquisa inédita feita pela equipe da Dra. Linda Jackson, da Universidade do Estado de Michigan (EUA).

O estudo, envolvendo quase 500 crianças com 12 anos de idade, revelou que, quanto mais as crianças jogam videogame, mais criativas elas são em tarefas como desenhar e escrever histórias.

Em contraste, o uso de telefones celulares, internet ou computadores (que não seja para jogos de vídeo) não revelou nenhuma relação com a criatividade.

Educação e o entretenimento

Linda Jackson afirma que o estudo é a primeira demonstração baseada em evidências de uma relação entre o uso da tecnologia e a criatividade.

Ela espera que suas descobertas possam motivar novas pesquisas para identificar os aspectos da atividade dos jogos eletrônicos que são responsáveis pelos efeitos criativos.

"Uma vez feito isto, os jogos eletrônicos poderão ser projetados para otimizar o desenvolvimento da criatividade, sem perder seus valores de entretenimento, criando uma nova geração de videogames que vai tornar mais tênue a distinção entre educação e o entretenimento," disse a pesquisadora.

Brincar criativo

No geral, o estudo descobriu que os meninos jogam mais videogame do que as meninas, e que os meninos preferem jogos de violência e esportes, enquanto as meninas preferem jogos que envolvam interação com os outros (humanos ou não-humanos).

No entanto, independentemente de gênero, raça ou tipo de jogo jogado, jogar videogame foi a única tecnologia que se mostrou associada com uma maior criatividade entre os adolescentes.


Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Diversão

Memória

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?