Cientistas descobrem vírus gigante

Cientistas descobrem vírus gigante
O vírus gigante contém nada menos do que 730.000 pares de base de DNA, incluindo mais de 500 regiões do tipo gene.
[Imagem: Fischer et al./Pnas]

Vírus gigante

Um grupo internacional de cientistas descobriu um vírus gigantesco, com uma autonomia e capacidades de metabolismo não encontrada nos vírus menores.

O vírus gigante vive no oceano.

"Com um genoma maior do que o de alguns organismos, o CroV é um exemplo de um vírus extraordinariamente complexo," afirma a equipe do Dr. Matthias G. Fischer, da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

A maioria dos vírus é muito pequena, contendo apenas alguns genes para fabricar outros vírus, dependendo do organismo do hospedeiro para fazer todo o resto.

Mas o Cafeteria roenbergensis virus - CroV, para os mais chegados - é imenso em termos virais. Ele contém nada menos do que 730.000 pares de base de DNA, incluindo mais de 500 genes.

Super vírus

O super vírus "possui um grande número de genes envolvidos na replicação transcrição e tradução de DNA, modificação de proteínas e metabolismo de carboidratos, indicando que o CroV tem uma estratégia altamente autônoma de propagação durante a infecção," escrevem os cientistas em artigo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

O CroV vive no mar, infectando as bactérias Cafeteria roenbergensis, um organismo predador unicelular que come bactérias e outros vírus no oceano.

Os cientistas acreditam que o vírus gigante tem um papel mais ativo na fabricação de suas proteínas do que os vírus menores, como o HIV ou o vírus da herpes.

Fronteira da vida

Os vírus não são classificados como organismos vivos.

"Mas os vírus gigantes como este, com suas próprias maquinarias de fabricação de proteínas e outras funções normalmente realizadas por células vivas, deixam menos claras as fronteiras entre o que é vivo e o que não é," afirmou Helen Fields, em comentário a respeito do vírus gigante na revista Science.


Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Genética

Epidemias

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2017 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.