22/02/2011

Vírus H1N1 mutante desenvolve resistência rápida ao oseltamivir

Redação do Diário da Saúde
Vírus H1N1 mutante desenvolve resistência rápida
O oseltamivir mata todos os vírus, exceto aqueles que são resistentes, enriquecendo ainda mais a população dos vírus que não respondem ao medicamento.
[Imagem: iStockphoto.com/Sebastian Kaulitzki/AStar]

Resistência rápida

Cientistas de Cingapura descobriram uma cepa do vírus H1N1 - da gripe A, ou gripe suína - que desenvolveu rapidamente resistência ao medicamento antiviral oseltamivir, o mais utilizado para o combate à doença.

Os vírus da gripe podem se tornar resistentes aos medicamentos antivirais passando por mutações.

Já era previsto e se sabia que o H1N1 estava passando por mutações, embora os especialistas considerem improvável uma nova epidemia.

A novidade desta pesquisa é que esta cepa do vírus influenza A, subtipo H1N1, desenvolveu resistência ao oseltamivir mais rapidamente do que qualquer outro caso relatado anteriormente.

Neuraminidase

O oseltamivir é um medicamento antiviral comumente usado para combater infecções em gripes fortes.

Ele impede a propagação do vírus bloqueando a atividade da neuraminidase, uma proteína encontrada na superfície do vírus da gripe, que lhe permite penetrar e se multiplicar dentro das células.

Os pesquisadores estudaram uma cepa do vírus da gripe A(H1N1) que sofreu mutação e substituiu o aminoácido histidina na posição 275 por um outro aminoácido.

Eles descobriram que o vírus mutante é resistente aos efeitos do oseltamivir e continua a se replicar a despeito do tratamento.

Efeito contrário

"A mutação real ocorre não por causa da droga, mas por acaso," explica Masafumi Inoue, um dos membros da equipe. "No entanto, a droga mata todos os vírus, exceto aqueles que são resistentes, enriquecendo ainda mais a população de vírus resistentes."

"Se um paciente não responder ao oseltamivir, seria razoável suspeitar de resistência, passando a usar drogas antivirais alternativas," diz Inoue. "Os resultados também nos lembram que um vírus resistente aos medicamentos pode surgir literalmente da noite para o dia."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Epidemias

Infecções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.