14/05/2015

Visão do que nos faz felizes mudou em 80 anos

Redação do Diário da Saúde

Fatores que fazem as pessoas felizes

A nossa visão do que nos faz felizes mudou significativamente desde 1938.

Esta é a conclusão de psicólogos que refizeram um famoso estudo sobre a felicidade realizado na Grã-Bretanha naquele ano.

Em 1938, pesquisadores colocaram um anúncio em um jornal pedindo aos leitores para responder à pergunta "O que é felicidade?".

Um total de 226 pessoas enviaram cartas de resposta, sendo então convidadas para ajudar a compilar um índice de felicidade que listasse, por ordem de importância, os 10 fatores que mais as tornariam felizes.

Agora, Sandie McHugh e Jerome Carson (Universidade de Bolton) repetiram o questionário usando o mesmo jornal e a mesma técnica. Então, foi uma questão de comparar as respostas de agora com as respostas de 1938.

Felicidade no passado e no presente

Em 1938, a segurança, o conhecimento e a religião foram vistos pelos participantes como sendo os três aspectos mais importantes da felicidade.

Agora, a segurança continua entre os três primeiros colocados, com o bom humor e o lazer em primeiro e segundo lugares.

A religião, por sua vez, que era vista como o terceiro fator mais importante para a felicidade em 1938, caiu para décimo lugar - o último lugar, já que os participantes contavam com as mesmas 10 opções da pesquisa original.

Outra diferença marcante é que, em 1938, a maioria das pessoas afirmou que era mais feliz quando estava na cidade, mas agora 63% afirma que seria mais feliz longe da cidade.

Quando se trata da sorte, em 1938 e agora, 40% das pessoas acreditam que ela é importante para a felicidade.

Na atualidade, 77% responderam "Não" à pergunta "Você acha que sua felicidade está diretamente ligada a bens materiais e riqueza?".

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Qualidade de Vida

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.