Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

27/01/2014

Vitamina D na forma de suplementos não reduz risco de doenças ou fraturas

Com informações da BBC

Fica cada vez mais evidente que a melhor forma de suprir as necessidades de vitamina D do corpo é tomando sol ou ingerindo alimentos ricos na substância.

Um após o outro, estudos vêm mostrando que a ingestão de vitamina D na forma de suplementos não produz os resultados esperados.

Um novo estudo realizado por cientistas neozelandeses mostrou que há pouca ou nenhuma razão para ingerir vitamina D como forma de reduzir o risco de doenças ou fraturas.

"De acordo com as nossas descobertas, há pouca ou nenhuma razão para prescrever suplementos de vitamina D para prevenir enfarte do miocárdio ou doença de coração isquêmica, AVC ou doenças vasculares cerebrais, câncer, ou fraturas, e tampouco reduzem o risco de morte em uma comunidade de indivíduos aleatória," afirmaram eles.

Os cientistas analisaram 100 pacientes e descobriram que não houve diminuição significativa do risco em qualquer área do corpo humano com a ingestão dos suplementos de vitamina D.

Eles ressaltam que mais pesquisas são necessárias, sobretudo envolvendo grupos de risco, como bebês, mulheres grávidas e idosos.

A equipe responsável pela pesquisa, da Universidade de Auckland, já havia anteriormente realizado uma meta-análise que mostrou que os suplementos de vitamina D não tiveram efeito na densidade mineral dos ossos.

Os resultados de uma equipe norte-americana, por sua vez, questionaram o valor dos suplementos de cálcio e vitamina D.

As fontes de vitamina D mais comuns são os óleos de fígado de peixes e alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos, além da exposição ao sol.


Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Alimentação e Nutrição

Ossos e Articulações

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?