29/09/2008

Você sabe por que o seu coração fica do lado esquerdo?

Ben Hill

No lado esquerdo do peito

Pesquisadores da Universidade de Birmingham, Inglaterra, desenvolveram um modelo matemático que ajuda a explicar porque nosso coração se desenvolve no lado esquerdo do nosso corpo e o fígado do lado direito.

Em um artigo publicado no Journal of the Royal Society Interface, os pesquisadores utilizaram a mecânica dos fluidos para mostrar exatamente como minúsculas estruturas chamadas cílios controlam o fluxo de fluido ao redor do embrião recém-fertilizado.

Crescimento assimétrico dos vertebrados

Esse fluxo da direita para a esquerda que eles criam está relacionado com a perda, pelo embrião, de sua simetria esquerda/direita, algo que é crucial no desenvolvimento de todos os vertebrados. Os vertebrados não se desenvolvem simetricamente - por exemplo, o coração se desenvolve no lado esquerdo do peito e o fígado no lado direito do abdome.

Essa quebra de simetria é necessária para a sobrevivência e para o desenvolvimento saudável.

Movimento dos cílios

O modelo mostra como uma fórmula matemática simples pode dar uma estimativa excelente do fluxo produzido por cada um dos cílios. Esta fórmula também mostra que os cílios precisam estar inclinados em um ângulo de 35 graus em relação à parte posterior do embrião para produzir a taxa máxima de fluxo.

"Embora esses cílios sobre o embrião sejam minúsculos, eles parecem desempenhar um papel crucial no desenvolvimento inicial do corpo," comenta o Dr. David Smith.

"Há somente cerca de 50 cílios microscópios, que se desenvolvem sobre cada embrião por volta de oito dias depois da fertilização. Nosso modelo se encaixa bem com o que tem sido observado em embriões de camundongos, onde a maioria dos cílios individuais ficam em ângulos entre 27 e 40 graus. Em muitos aspectos, é impressionante pensar como um fenômeno tão sutil pode desempenhar um papel crucial em como a estrutura do nosso corpo e nossos órgãos internos irão se desenvolver," conclui ele.

O nado dos espermatozóides

O Professor John Blake acrescenta: "Nós estamos verificando se podemos utilizar técnicas similares para entender exatamente como o espermatozóide é capaz de nadar de forma tão eficiente."

"Os cílios realmente desempenham um papel crucial no transporte ao longo do corpo, por exemplo varrendo fluidos e partículas estranhas para fora dos pulmões, de forma que entender exatamente como eles operam tem uma ampla relevância."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Coração

Sistema Circulatório

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.