Bolsas de colesterol nas pálpebras elevam risco cardíaco

Xantelasma

Xantelasma, ou xanteloma, é uma doença da pele que se manifesta na forma de pequenas erupções amareladas nas pálpebras.

Essas bolsas são essencialmente pequenos depósitos de colesterol.

Agora, cientistas dinamarqueses afirmam que o surgimento das erupções do xantelasma são um indicador importante para um maior risco de ataque cardíaco e outras doenças cardiovasculares.

O estudo, publicado no British Medical Journal, afirma que as pessoas com xantelasmas têm um risco 48% maior do que a população em geral de ter um infarto.

Acúmulo de colesterol no corpo

Como são bolsas de colesterol, as erupções na pálpebra podem ser um indicativo de acúmulo de colesterol em outras partes do corpo, o que explicaria o maior risco das doenças cardiovasculares.

Os cardiologistas do Hospital Herlev, na Dinamarca, acompanharam mais de 12.000 pessoas ao longo de mais de 30 anos.

Das que apresentavam xantelasmas (4,4%) 39% tiveram mais propensão a apresentar doenças cardíacas. Especificamente no caso de ataques cardíacos, o risco foi maior para 48%.

Normalmente as pessoas que apresentam as erupções procuram auxílio médico apenas por razões estéticas.

O novo estudo alerta para a necessidade também de um acompanhamento cardiovascular - para isso, a melhor ação é a mudança para um estilo de vida mais saudável.


Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Coração

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.