29/01/2014

Andar e usar celular modifica equilíbrio e postura

Redação do Diário da Saúde
Andar e usar celular modifica equilíbrio e postura
O movimento da cabeça aumenta quando se escreve uma mensagem no celular durante uma caminhada, o que pode afetar o sistema de equilíbrio.
[Imagem: 10.1371/journal.pone.0084312.g001]

Andar e, ao mesmo tempo, comunicar-se por mensagens de texto usando o celular, altera sua postura e seu equilíbrio.

Siobhan Schabrun, da Universidade de Queensland (Austrália), estudou o efeito do uso do telefone celular sobre o movimento do corpo usando 26 indivíduos saudáveis como cobaias.

Cada pessoa andou em um ritmo confortável em uma linha reta, por uma distância de aproximadamente 8,5 m, fazendo uma de três tarefas: andar sem usar o telefone celular, andar lendo um texto no celular, e andar digitando um texto no telefone.

O movimento do corpo foi avaliado utilizando um sistema de análise de movimento tridimensional, similar ao usado para fazer filmes com personagens digitalizados.

Escrever e andar e, em menor grau, ler e andar, modifica o movimento do corpo durante a caminhada.

Em comparação com as caminhadas regulares, quando os participantes escreviam no celular eles andavam mais devagar e, mesmo assim, desviavam mais do que seria uma linha reta.

Especificamente no caso da leitura, o pescoço ficou mais duro, impactando no movimento corporal geral.

No caso da escrita, embora os braços e a cabeça passassem a se mover em sincronia com o peito para reduzir o movimento relativo do celular e facilitar a leitura e a escrita, o movimento da cabeça aumentou, o que pode afetar o sistema de equilíbrio.

Segundo os pesquisadores, escrever mensagens de texto ou ler em um celular pode representar um risco adicional para a segurança para pedestres que estejam andando próximos a obstáculos ou atravessando a rua.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ergonomia

Acidentes

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.