30/08/2013

Brócolis pode prevenir e evitar avanço da artrose

Com informações da BBC
Brócolis pode prevenir e evitar avanço da artrose
Recentemente cientistas conseguiram explicar o mecanismo pelo qual o brócolis age contra o câncer.
[Imagem: Wikipedia]

Já se sabia que o brócolis protege contra a artrite.

Agora, novos estudos indicam que comer uma grande quantidade de brócolis pode diminuir, e até mesmo prevenir, a artrose.

Depois do sucesso dos testes iniciais feitos em laboratórios, uma equipe da Universidade de East Anglia, no leste da Inglaterra, está iniciando os testes em humanos.

Testes feitos em células e em ratos mostraram que um composto encontrado no brócolis - que os seres humanos também podem obter a partir da couve-de-bruxelas e do repolho - bloquearam uma enzima fundamental destrutiva, que causa danos à cartilagem.

Super brócolis

Os pesquisadores estão pedindo a 20 pacientes para comer uma dose diária de um brócolis "super-carregado" de nutrientes, conhecido como Beneforte - criado a partir do cruzamento entre o brócolis padrão e um parente selvagem da Sicília.

Os voluntários farão a dieta por duas semanas antes de se submeterem a cirurgia para ter seus joelhos artríticos reparados.

Rose Davidson e sua equipe vão examinar o tecido que for removido para ver o impacto, se houver, que o brócolis teve.

"Nós estamos pedindo aos pacientes para comer uma dose diária de 100g do brócolis durante duas semanas. Essa é uma dose normal, de bom tamanho, e é uma quantidade que a maioria das pessoas ficaria feliz em comer todos os dias," disse a pesquisadora.

Embora seja altamente improvável que essa quantidade seja o suficiente para causar qualquer grande mudança em duas semanas, Davidson espera que seja o suficiente para oferecer algum indício de como o "super" brócolis pode beneficiar os seres humanos.

"Eu não acredito que vá reparar ou reverter a artrose ... mas pode ser uma maneira de preveni-la", disse ela.

Visão de conjunto

Os cientistas estão suspeitando da ação de um composto presente no brócolis, a glucorafanina, que o corpo humano transforma em outro composto, chamado sulforafano, que parece proteger as articulações.

O sulforafano tem sido apontado também como o responsável pelos efeitos protetores do brócolis contra asma, rinite e outros problemas respiratórios.

Mas, partindo da experiência com o resveratrol, um dos compostos apontados como responsáveis pelos benefícios do vinho tinto, talvez seja melhor mesmo ingerir o brócolis todo, como será feito no experimento, do que se basear em apenas um de seus compostos.

Artrite e artrose

A artrose também é chamada de osteoartrite ou artrite degenerativa.

Trata-se de uma doença degenerativa das articulações, crônica, caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso subcondral, que pode causar dor articular, rigidez e redução da funcionalidade articular.

Já a artrite é a inflamação das articulações, em sentido amplo - existem mais de 100 subdivisões de artrites.

Trata-se de um conjunto de sintomas e sinais resultantes de lesões articulares produzidas por diversos motivos e causas.

As artrites são um tipo de reumatismo, e raramente tem uma origem determinada. Hoje, a condição é atribuída a uma variedade de causas, incluindo fatores genéticos, orgânicos, ocupacionais e ambientais.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.