11/03/2009

Publicidade de alimentos para crianças deve ser regulamentada

Gilberto Costa - Agência Brasil
Entidades querem regulamentação da publicidade de alimentos para crianças
Anvisa quer regulamentar propaganda de alimentos com quantidades elevadas de açúcar, gordura e sódio.
[Imagem: Marcello Casal JR/ABr]

Alimentos "da rua"

"Eu gosto mais das coisas da rua", diz a menina Jennifer Dias, de 11 anos, enquanto termina o lanche na praça de alimentação do shopping de maior movimento na capital federal.

A alguns metros, Gabriel Bonfim, de 6 anos, afirma que "fruta, arroz e feijão é que fazem crescer", porém gosta mais de saborear a promoção da lanchonete. Para as mães das duas crianças, a preferência pelo lanche em vez da comida se explica pela propaganda na televisão e pelo apelo dos brindes.

Publicidade e consumo infantil

Os supostos efeitos da publicidade sobre o consumo infantil fizeram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) elaborar uma resolução para restringir e regulamentar a propaganda de alimentos com quantidades elevadas de açúcar, gordura e sódio e de bebidas com baixo teor nutricional.

A agência está analisando mais de 250 sugestões que recebeu na consulta pública (nº 71/06) a que submeteu a norma por 140 dias. As sugestões serão sistematizadas, reapresentadas em audiência pública e, posteriormente, encaminhadas para a diretoria colegiada da agência.

Mesa-redonda

Enquanto a Anvisa não conclui o processo iniciado em novembro de 2006, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Instituto Alana tentam trazer novamente o assunto para o debate com uma mesa-redonda, realizada ontem em São Paulo, para discutir as práticas de publicidade e marketing de alimentos e bebidas dirigidas a crianças.

Para o Idec e o Instituto Alana, é fundamental provocar o debate sobre propaganda de alimentos para crianças neste momento. "Tudo leva a crer que não há interesse nenhum dos anunciantes em discutir isso seriamente", afirmou o gerente de Informação do Idec, Carlos Tadeu de Oliveira.

Segundo, ele, "a propaganda não é um mal em si", no entanto, o consumo excessivo do chamado fast food pode causar diabetes, hipertensão e obesidade, daí a necessidade de regulamentar a publicidade para os alimentos. "Pessoas em pleno desenvolvimento não podem ser bombardeadas pela propaganda", defendeu.

Criança e consumo

A advogada Isabela Henriques, coordenadora geral do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, confirma que 15% das crianças no mundo têm problemas de obesidade. Além dos problemas de saúde, o incentivo ao consumo na infância pode antecipar a erotização, afetar a formação de valores, gerar estresse na família e até favorecer a violência. "A entrada da criança no mundo da criminalidade está ligada ao consumo", disse ela.

Trinta e dois por cento das sugestões recebidas pela Anvisa na consulta pública foram propostas pelo setor em regulamentação, 25% da chamada sociedade organizada. Conforme a agência, houve também a participação de pessoas físicas (29%) e de instituições de combate ao câncer (14%).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Consumo Responsável

Alimentação e Nutrição

Cuidados com a Família

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.