06/12/2017

Acessórios de veículos para idosos aumentam segurança e conforto

Redação do Diário da Saúde
Acessórios de veículos para idosos
Idosos que pararam de dirigir são quase duas vezes mais propensos a sofrer de depressão.[Imagem: AAA/Divulgação]

Experiência com conforto

Mais de 70% dos motoristas mais idosos experimentam condições musculares e ósseas que afetam seu conforto ao dirigir e mesmo sua forma de condução.

Mais do que isso, a prevenção de acidentes nessa fase é crítica porque os motoristas a partir dos 65 anos de idade têm mais do que o dobro da probabilidade dos motoristas mais jovens de irem a óbito quando envolvidos em um acidente.

"Embora muitos idosos sejam considerados motoristas seguros, eles também são os mais vulneráveis," explica o Dr. David Yang, da Fundação AAA para Segurança de Tráfego (EUA).

As adaptações dos veículos também beneficiam a saúde mental dos idosos, aumentando seu tempo como motoristas. Pesquisas anteriores da Fundação AAA mostraram que idosos que pararam de dirigir são quase duas vezes mais propensos a sofrer de depressão e têm quase cinco vezes mais probabilidades de entrar em um centro de cuidados de longa duração do que aqueles que permanecem ao volante.

"Nossa pesquisa sugere que a maioria dos motoristas seniores não está se aproveitando de recursos simples e baratos, como capas de volante, que podem melhorar sua segurança e a segurança dos outros na estrada," disse Yang.

Acessórios veiculares para idosos

A boa notícia é que existe no mercado uma série de acessórios e equipamentos que podem ser instalados nos carros para melhorar a segurança e a experiência de dirigir das pessoas mais idosas.

Yang e sua equipe avaliaram uma dúzia desses acessórios e catalogaram aqueles com maior potencial de benefícios para os motoristas idosos.

Almofadas e encostos de assento: melhoram a linha de visão e podem ajudar a aliviar a dor nas costas ou no quadril.

Espelhos convexos/multifacetados: melhoram a visibilidade e minimizam os pontos cegos.

Extensão de pedal: ajuda os motoristas a obter uma distância segura do volante/airbag e otimiza a visibilidade.

Capas do volante: melhoram a aderência para os condutores com articulações artríticas.

Controles de mão: permitem que o motorista realize todas as manobras e funções do veículo sem o uso dos pés.

A pesquisa indicou que apenas 9% dos motoristas idosos usam esses recursos.

Alguns dos acessórios recomendados exigem certificação pelos órgãos de trânsito e só podem ser instalados em oficinas especializadas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=acessorios-veiculos-idosos-seguranca-conforto

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.