11/09/2015

Psicóloga explica agressividade em comentários políticos na internet

Com informações da BBC
Psicóloga explica agressividade em comentários políticos na internet
Pamela Rutledge é diretora do Centro de Pesquisas sobre Psicologia e Mídia, na Califórnia, dedicado a estudar a relações entre a mente e a tecnologia. [Imagem: BBC]

Política com raiva

Impotência, frustração e uma necessidade de se impor sobre outras pessoas.

Assim, a psicóloga norte-americana Pamela Rutledge, diretora do Centro de Pesquisas sobre Psicologia e Mídia, na Califórnia, avalia a agressividade de muitos comentaristas nas redes sociais em tempos de polarização política no Brasil.

Referência em um ramo recente da psicologia dedicado a estudar as relações entre a mente e a tecnologia, Rutledge ressalta que as pessoas "são as mesmas", tanto em ambientes físicos quanto virtuais.

Mas faz uma ressalva sobre a impulsividade de quem dedica seu tempo a ofender ou ameaçar pessoas nas caixas de comentários de sites de notícias e páginas de política: "Já estamos acostumados com a ideia de que nosso comportamento obedece a regras sociais, mas ainda não percebemos que o mesmo vale na internet".

Leia abaixo os principais trechos da entrevista da especialista, concedida à rede britânica BBC.

Estamos mostrando o nosso "lado negativo" nas redes sociais?

"As pessoas são as mesmas, online ou offline. Mas a internet tem a ver com respostas rápidas. As pessoas falam sem pensar. É diferente da experiência social offline, em que você se policia por conta da proximidade física do interlocutor. Nós já estamos acostumados com a ideia de que nosso comportamento obedece a regras sociais, mas ainda não percebemos que o mesmo vale na internet."

No Brasil, a polarização política tem levado pessoas com visões distintas a se ofenderem e ameaçarem, tanto em comentários em sites de notícias quanto nas redes sociais. A internet estimularia o radicalismo?

"As redes sociais encorajam pessoas com posições extremas a se sentirem mais confiantes para expressá-las. Pessoas que se sentem impotentes ou frustradas se comportam desta maneira para se apresentarem como se tivessem mais poder. E as pessoas costumam se sentir mais poderosas tentando diminuir ou ofender alguém."

Os comentários na internet são um índice confiável do que as pessoas realmente acreditam?

"Depende do tópico. Mas as pessoas que tendem a responder de maneira agressiva não representam o sentimento geral."

As pessoas com opiniões menos radicais têm menos disposição para comentar do que as demais?

"Sim. Porque os comentários agressivos têm mais a ver com a raiva das pessoas do que com uma argumentação para mudar a mente das outras. Quem parte para a agressividade não está dando informações para trazer alguém para seu lado, estas pessoas querem apenas agredir."

Que tipo de doenças são ligadas ao uso da internet ou das redes sociais?

"A resposta simples é não, não há doenças causadas pela internet. Há preocupações recorrentes com o vício em internet ou em redes socais. Mas vícios são doenças bastante sérias e a internet não cria personalidades com vícios. As pessoas usam as redes da mesma forma que usam álcool, jogos, chocolate, ou qualquer outra coisa que mascare problemas maiores."

Problemas como...?

"Falta de autoestima, depressão. É importante chegar à real causa do vício, apenas cortar a internet não muda nada."

Quais são os conselhos para os pais ajudarem seus filhos a não embarcarem nas ondas de ódio das redes sociais?

"A tecnologia é apenas o "lugar" onde as coisas estão acontecendo; o principal ainda são os valores. Então, se algo está acontecendo em qualquer plataforma que os pais não conheçam bem, a sugestão é que chamem as crianças e peçam que elas deem seu ponto de vista. Aí sim, eles poderão entender como as crianças estão lidando com a questão e, a partir daí, decidir quais devem ser as preocupações. A responsabilidade pode ser compartilhada. É importante ensinar os filhos a pensarem criticamente."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=agressividade-comentarios-politicos-internet

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.