09/07/2012

Agrotóxico metamidofós é banido no Brasil

Redação do Diário da Saúde

Inexplicável

O agrotóxico metamidofós está agora definitivamente banido do mercado brasileiro.

Devido aos problemas para a saúde relacionados ao uso do produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, em janeiro de 2011, a retirada do agrotóxico do mercado nacional.

Depois de permitir que as empresas vendessem todos os seus estoques, e os agricultores prosseguissem usando o produto, mesmo ciente dos problemas, a Anvisa agora proibiu definitivamente a aplicação do produto.

Riscos do metamidofós

Estudos toxicológicos apontam que o metamidofós é responsável por prejuízos ao desenvolvimento embriofetal.

Além disso, o produto apresenta características neurotóxicas, imunotóxicas e causa toxicidade sobre os sistemas endócrino e reprodutor.

Em dezembro de ano passado, sinais de pelo menos sete agrotóxicos foram encontrados em alimentos o Brasil, entre os quais o metamidofós. O Ibama considera que a maioria dos agrotóxicos comercializados no Brasil é classificada como perigosos ou muito perigosos para o meio ambiente.

No Brasil, o inseticida era utilizado para o controle de pragas nas culturas de algodão, amendoim, batata, feijão, soja, tomate para uso industrial, e trigo.

O metamidofós teve o uso banido, entre outros, na União Europeia, como China, Paquistão, Indonésia e Japão.

Recolhimento dos estoques

O banimento do agrotóxico metamidofós foi anunciado pela Anvisa em janeiro de 2011, mas a agência permitiu sua comercialização até o último mês de junho. Na ocasião, a comercialização do produto ficou permitida até 31 de dezembro de 2011, e a utilização até 30 de junho de 2012.

Agora as empresas fabricantes do agrotóxico deverão recolher os estoques remanescentes em distribuidores e em poder dos agricultores, no prazo máximo de 30 dias, a partir do vencimento dos respectivos prazos.

Além disso, essas empresas deverão controlar a quantidade de todos os estabelecimentos comerciais e de produtores que adquirirem metamidofós, apresentando semestralmente este controle à Anvisa.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=agrotoxico-metamidofos-banido

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.