16/04/2009

Alimentos apresentam níveis de agrotóxicos acima do permitido

Redação do Diário da Saúde
Alimentos apresentam níveis agrotóxicos acima do permitido
[Imagem: Wikimedia Commons]

Pimentão, o vilão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisou 1.773 amostras de 17 alimentos em todo o país em busca de contaminação com agrotóxicos. O pimentão foi considerado o alimento que apresentou pior resultado, com 65% das amostras com índices insatisfatórios.

A Anvisa considera o resultado insatisfatório quando o alimento apresenta índices de resíduos agrotóxicos acima dos permitidos, ou quando detecta que foram usados venenos proibidos para aquele tipo de cultura.

Agrotóxicos nos alimentos

Morango, uva e cenoura também apresentaram resultados insatisfatórios, acima de 30% das amostras. Já o arroz e o feijão tiveram bons resultados, com 4,41% e 2,92% das amostras insatisfatórias, respectivamente.

Manga, batata, banana, cebola e maçã estão entre os que apresentaram os menores índices de contaminação, sempre abaixo de 4%.

O tomate também reduziu a quantidade de agrotóxicos encontrados nas amostras, de 44,72% em 2007, para 18,27% em 2008. Mesmo assim, ele ainda está acima da média geral de irregularidades encontradas nos alimentos, que foi de 15,29%.

Os resultados representam uma média nacional, o que significa que os alimentos não apresentam estes índices de contaminação em todo o país.

A Anvisa alertou ainda para o fato de que foi detectado uso de agrotóxicos proibidos em todas as amostras.

Dicas para minimizar os problemas

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que ele próprio já cortou o consumo de alguns dos alimentos com maiores índices de contaminação e que a população deve dar preferência aos produtos da época, que necessitam de menos pesticidas na hora de serem produzidos.

"Eu mesmo já cortei [esses alimentos]. Agora, vai do critério de cada um. E a dica e esta: use produtos da época", disse.

O ministro lembrou ainda que as frutas e hortaliças devem ser bem lavadas e as folhas externas dispensadas.

Temporão assinalou também que os resultados servem de alerta tanto para a população quanto para os próprios produtores, para que eles sigam as regras da vigilância sanitária.

Ranking indesejado

O Brasil é o país que mais consome produtos agroquímicos no mundo. Os agrotóxicos respondem por um mercado que movimentou, no ano passado, R$ 12,7 milhões.

Os agrotóxicos também são responsáveis pela segunda maior causa de intoxicação da população no Brasil, perdendo apenas para as intoxicações por medicação. Esses produtos também podem causar problemas hormonais, reprodutivos e câncer.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=alimentos-apresentam-niveis-agrotoxicos-acima-do-permitido

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.