11/05/2009

Associação Médica lança cartilha com orientações sobre influenza A(H1N1)

Daniel Mello - Agência Brasil
Associação Médica lança cartilha com orientações sobre influenza A(H1N1)
A Associação Médica Brasileira (AMB) lançou duas cartilhas sobre os cuidados que devem ser adotados nos casos suspeitos de gripe suína, uma voltada para os médicos e outra voltada para a população.[Imagem: AMB]

Cartilha sobre gripe A

A Associação Médica Brasileira (AMB) lançou uma cartilha sobre os cuidados que devem ser adotados nos casos suspeitos de gripe suína - influenza A(H1N1) - direcionada a médicos e outros profissionais de saúde. O material já está disponível na página da AMB na internet e será enviado a todos os 350 mil médicos brasileiros.

Entre as orientações está o monitoramento de qualquer paciente vindo do exterior que apresente simultaneamente febre e tosse. Pelas recomendações, todos os casos em situação de monitoramento devem ser notificados às secretarias municipal ou estadual de saúde.

Problema era menor do que o esperado

Apesar de o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Juvencio Furtado, reconhecer que "o problema não era tão grande como o esperado", ele afirmou que não houve excesso na divulgação da doença e das medidas tomadas para evitar novas contaminações, nem por parte da imprensa nem dos organismos internacionais de saúde.

Furtado ressaltou que como se trata de um novo vírus é necessário haver precaução. Ele destacou, entretanto, que não há registros de que o vírus da gripe suína esteja circulando no Brasil.

Época favorável

Como a época do ano favorece o contágio de doenças do sistema respiratório, nas próximas semanas deve haver um aumento do número de pessoas com sintomas semelhantes aos da influenza A, alertou a infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Nancy Bellei.

"Antes de a gripe suína aparecer na mídia, uma em cada cinco pessoas estava tossindo, ou porque estava com algum resfriado ou gripe, ou já tinha tido [alguma doença] e ainda estava no fim da infecção", explicou.

Veja abaixo as cartilhas divulgadas pela Associação Médica Brasileira:

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=associacao-medica-lanca-cartilha-com-orientacoes-sobre-influenza-a-h1n1-

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.