01/03/2013

Atlas do coração é construído com imagens de corações reais

Redação do Diário da Saúde

Corações diferentes

Corações virtuais são ferramentas muito úteis, que ajudam os cientistas a entenderem melhor o funcionamento do coração real.

Mas os simuladores computadorizados são modelos, com vários níveis de abstração em relação ao coração real.

E mesmo o termo "coração real" é uma abstração: coração de quem?

Afinal, como seres humanos, todos temos nossas peculiaridades e somos diferentes uns dos outros - e isso inclui nossos órgãos internos.

Atlas do coração

Sabendo disso, Corné Hoogendoorn e seus colegas da Universidade Pompeu Fabra (Espanha) decidiram fazer um "atlas" do coração partindo de dados reais - ou seja, levando em conta as especificidades de cada pessoa - ao mesmo tempo em que incorporavam as similaridades verificadas na população.

Atlas do coração é construído com imagens de corações reais
O atlas do coração, além de baseado em dados reais, leva em conta as variações existentes na população.
[Imagem: UPF]

Eles usaram uma abordagem de amostragem estatística para transformar imagens 3D do coração de 138 pessoas em um mapa que é representativo do órgão real, de pessoas reais.

O resultado mostrou que o uso dos corações reais para compor uma imagem média permite, com uma precisão sem precedentes, a comparação de casos individuais com o coração modelo, diferenciando entre padrões saudáveis e patologias.

O nível de detalhamento e a possibilidade de estender o atlas, incorporando dados de outros corações reais, lhe dá "uma vantagem sobre a maioria dos modelos cardíacos criados até hoje," disse o pesquisador.

O grupo afirma que sua técnica poderá ser usada para criar atlas de outros órgãos ou estruturas do corpo humano.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=atlas-do-coracao

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.