17/06/2015

Bactérias são programadas para detectar doenças

Redação do Diário da Saúde

Programação de bactérias

Pesquisadores dos institutos franceses Inserm e CNRS transformaram bactérias em "agentes secretos" que podem dar o aviso do surgimento de uma doença com base unicamente na presença de moléculas características na urina ou no sangue.

Para isso, eles introduziram o equivalente de um programa de computador no DNA das bactérias. Assim programadas, elas detectam a presença de glicose em níveis anormais na urina de pacientes diabéticos.

Como essas células bacterianas podem desempenhar a função para a qual foram programadas, funcionando como verdadeiros biorrobôs, basta alterar o programa para que elas saiam à caça de outros biomarcadores indicativos de outras condições.

Este trabalho é o primeiro passo rumo à utilização de células programáveis para o diagnóstico médico.

Nanomáquinas biológicas

Para criar seus robôs bacterianos, a equipe usou conceitos derivados da eletrônica para construir sistemas genéticos que executam operações lógicas, o que permite programar as células vivas como se elas fossem um computador.

As células bacterianas de fato são nanomáquinas biológicas, naturalmente capazes de detectar e processar muitos sinais e responder a eles.

Bactérias são programadas para detectar doenças
As bactérias sinalizam os resultados mudando de cor.
[Imagem: J. Bonnet/Inserm]

O que os pesquisadores estão aprendendo a fazer é alterar seu programa interno para que elas realizem trabalhos específicos, como procurar por moléculas indicadoras de doenças dentro do corpo humano.

As equipes lideradas por Jerome Bonnet, Franck Molina, Eric Renard (CNRS/Universidade de Montpellier) e Drew Endy (Universidade de Stanford), publicaram os resultados dos experimentos na revista Science Translational Medicine.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=bacterias-programadas-detectar-doencas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.