13/08/2009

Bancos tomam medidas para prevenção da gripe A

Kelly Oliveira - Agência Brasil

Gripe A nos bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou hoje (13) medidas específicas para o setor e as orientações gerais para bancários, clientes e usuários do sistema financeiro se prevenirem da influenza A (H1N1).

Uma das recomendações é para que os bancos, de imediato, orientem as empregadas gestantes a procurar os seus respectivos médicos de acompanhamento pré-natal, para que eles façam, no prazo de dez dias, um relatório de recomendação sobre a permanência ou o afastamento temporário delas do trabalho.

Outra ação é deixar disponível álcool em gel para funcionários das agências bancárias, Postos de Atendimento Bancários (PABs) e unidades de atendimento presencial ao público. Nos casos dos postos de atendimento instalados em empresas ou hospitais, recomenda-se seguir as orientações de segurança no trabalho e saúde ocupacional do local.

Normas de higiene contra a gripe A

Os bancos devem ainda orientar as empresas prestadoras de serviços de limpeza que intensifiquem a higienização das superfícies nos postos de trabalho e locais de contato manual frequente, como maçanetas, botões de elevadores, torneiras, teclados.

Segundo a Febraban, o uso de máscaras é uma medida que deve se restringir aos ambientes determinados pelas autoridades sanitárias locais. "Caso seja necessária a utilização de máscaras, frisamos que devam ser do tipo cirúrgica, devendo ser posicionadas e utilizadas de acordo com as determinações das autoridades", diz a nota.

Além disso, diz a Febraban, os clientes e usuários dos serviços bancários devem ser informados por meio de cartazes, afixados em locais visíveis, sobre as diretrizes e as recomendações de medidas implementadas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=bancos-tomam-medidas-prevencao-gripe-a

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.