19/06/2015

Biochip avalia saúde pelo suor

Site Inovação Tecnológica
Nanotransístor avalia saúde pelo suor
Os pesquisadores chamam seu biochip de "circuito integrado sensorial". [Imagem: EPFL/Jamani Caillet]

Sensor bioeletrônico

Pode parecer estranho que um transístor, o elemento fundamental de toda a eletrônica, possa ter um uso tão inusitado.

Sara Rigante e Adrian Ionescu, da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, demonstraram que um nanotransístor pode funcionar como um sensor capaz de monitorar biomarcadores, moléculas que indicam o estado de saúde de uma pessoa.

Isto porque o nanotransístor é tão pequeno que seu funcionamento pode ser alterado por íons - átomos eletricamente carregados. Como o componente é diretamente conectável aos circuitos eletrônicos, a presença de íons específicos pode ser detectada facilmente, por meio de uma leitura direta. Então, basta escolher o fluido que entrará em contato com o nanotransístor para que ele se torne um sensor.

"O equilíbrio iônico no suor de uma pessoa pode fornecer informações importantes sobre o estado de sua saúde. Nossa tecnologia detecta a presença de partículas carregadas elementares em concentrações ultrapequenas, como íons ou prótons, que refletem não apenas o equilíbrio do pH no suor, mas também estados mais complexos de hidratação," explica o professor Ionescu.

Circuito integrado sensorial

A equipe incorporou os nanotransistores em um biochip, que eles pretendem tornar flexível nas próximas etapas do trabalho, para que ele possa ser colado sobre a pele, permitindo análises em tempo real.

O fluido a ser analisado chega ao transístor - que mede apenas 20 nanômetros - através de um canal microfluídico. Quando cada molécula passa pelo nanotransístor, a carga elétrica da molécula altera a condutância do transístor.

Dada a sensibilidade da leitura, é possível diferenciar as diversas moléculas, deduzindo-se então a composição do fluido, o que coloca o circuito na categoria dos biochips.

"Geralmente é necessário utilizar separadamente um sensor para a detecção e um circuito para a computação e amplificação do sinal. No nosso chip, sensores e circuitos estão no mesmo dispositivo, o que o torna um 'circuito integrado sensorial'," disse Sara Rigante.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=biochip-avalia-saude-suor

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.