22/07/2008

Brocas de dentistas podem estar com seus dias contados

Meral Nugent

Medo do dentista

Uma nova tecnologia que detecta problemas nos dentes assim que eles surgem, e muito antes que possam ser vistos ou sentidos, promete reduzir drasticamente a necessidade de perfurações e preenchimentos nos dentes, segundo um estudo coordenado pelo Dr. Patrick Walter, da Kings College London, na Inglaterra.

O atemorizante som do motorzinho e sua broca de alta rotação são as principais causas das fobias causadas pelo dentistas e pelos tratamentos dentários, e responsáveis por deixar milhares de pessoas longe dos consultórios, onde todos deveriam comparecer ao menos uma vez por ano.

Espectroscopia Raman

A nova tecnologia, que poderá estar disponível para as cirurgias dentárias dentro de cinco anos, é baseada na espectroscopia Raman, já largamente utilizada para identificar diferentes compostos químicos por meio da identificação das características únicas de cada molécula.

A espectroscopia Raman detecta o início da deterioração dos dentes de forma rápida e indolor, com o simples direcionamento de uma minúscula fibra óptica sobre o dente, checando sua saúde. O exame de cada dente demora 30 segundos.

Descobrindo cáries com raios laser

Um estudo preliminar no King's College London, onde a técnica está sendo desenvolvida, descobriu que as alterações químicas nos dentes podem ser detectadas analisando-se como a luz é refletida quando um laser é dirigido ao dente.

Os pesquisadores foram capazes de distinguir dentes cariados de dentes sãos porque as bactérias, responsáveis pela deterioração dos dentes, refletem a luz de forma diferente do material de um dente são.

Remineralização preventiva

"Quanto mais cedo você detectar a cárie tanto melhor, já que você pode remineralizar a área para não haver cavitação e, portanto, não haver necessidade de se fazer um preenchimento," diz o pesquisador Frances Downey.

O Dr. Frederic Festy, que está supervisionando o projeto, planeja fazer uma grande bateria de testes utilizando mais amostras de dentes e espera partir para os testes em pacientes brevemente. A chave para a técnica é a sua simplicidade, explica ele.

Encontrando dentes cariados

Atualmente, as cáries nos dentes são descobertas ou por exame visual ou pelo uso de raios X. Quando elas podem ser detectadas, porém, normalmente o dano já foi feito e a área cariada deve ser perfurada e preenchida com resina ou outro material.

Mas o Dr. Steven Hogg, um microbiologista da escola de odontologia da Universidade de Newcastle descobriu que é possível reparar os dentes com uma solução bucal especial ou com verniz de flúor se a cárie for descoberta cedo o suficiente.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=brocas-de-dentistas-podem-estar-com-seus-dias-contados

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.