16/09/2010

Brócolis protege contra artrite

Redação do Diário da Saúde
Brócolis protege contra artrite
Um composto presente no brócolis, chamado sulforafano, bloqueia as enzimas que causam a destruição articular na osteoartrose - a forma mais comum de artrite.[Imagem: Wikipedia]

Sulforafano

Cientistas da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, descobriram que um composto no brócolis, chamado sulforafano, bloqueia as enzimas que causam a destruição articular na osteoartrite - a forma mais comum de artrite.

O brócolis tem sido associado com a redução do risco de câncer e até da asma e rinite, mas este é o primeiro grande estudo em se estudou seus efeitos sobre a saúde das articulações.

O sulforafano é um composto bioativo encontrado em vegetais crucíferos, especialmente no brócolis.

Comer brócolis eleva o nível de sulforafano no sangue, mas os cientistas ainda não sabem se o sulforafano fica nas articulações em quantidades suficientes para ser eficaz.

Osteoartrite

A osteoartrite é uma doença degenerativa que destrói progressivamente a cartilagem das articulações, principalmente nas mãos, pés, coluna, quadris e joelhos das pessoas idosas.

Não há atualmente nenhum tratamento efetivo, além dos analgésicos contra a dor ou a substituição da articulação.

"A população está envelhecendo, e o desenvolvimento de novas estratégias para combater as doenças relacionadas à idade, tais como osteoartrite é vital - para melhorar a qualidade de vida dos doentes mas também para reduzir os encargos econômicos para a sociedade," diz o coordenador da pesquisa, Dr. Ian Clark.

Como parte de um projeto de três anos, a equipe também vai investigar os efeitos de outros componentes da dieta no tratamento da osteoartrite, incluindo o dissulfeto dialil, que é encontrado em quantidades elevadas no alho e também se mostrou capaz de retardar a destruição da cartilagem em animais de laboratório.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=brocolis-artrite

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.