09/03/2012

Dados negam existência das chamadas carreiras no crime

Redação do Diário da Saúde
Dados negam existência das chamadas
Para os cientistas, o que há são desequilíbrios entre o indivíduo e a sociedade, e não mentes vocacionalmente devotadas ao crime. [Imagem: MPG/iStock]

Não existe uma vocação para o crime

Não existe nada parecido com uma "carreira do crime", pessoas que parecem ter a vocação para transgredir as leis apesar de qualquer punição.

Esta é a conclusão de Volker Grundies, do Instituto Max Planck (Alemanha).

O criminologista examinou os dados de aproximadamente 21.000 homens que tinham entrado em conflito com a lei em uma ou mais ocasiões.

Apesar de se confessar frustrado com os resultados, seu estudo desmente as teorias criminológicas dominantes sobre o desenvolvimento de comportamentos delinquentes na vida de um indivíduo.

Trajetórias criminosas

Grundies e seus colegas acompanharam os registros judiciais de antecedentes criminais de uma coorte da década de 1970, cobrindo homens com idade de 14 a 32 anos nessa data inicial - o estudo cobriu esses últimos 40 anos.

Eles usaram um método estatístico desenvolvido pelos criminologistas Daniel Nagin e K.C. Land.

Este método assume que existe apenas um certo número de trajetórias menos típicas de comportamento delinquente relacionadas com a idade, e que cada infrator pode ser classificado de acordo com uma delas.

Os pesquisadores encontraram várias dessas trajetórias típicas da idade - no entanto, os resultados não suportaram um exame crítico.

"Elas são na verdade um produto do próprio método em si, pois há um pressuposto inerente que as trajetórias criminosas por idade existem," explica Grundies.

Carreiras de crime

Ao avaliar os dados, viu-se que 87% do grupo associado às tais trajetórias de crime tiveram um pequeno número de infrações no seu registro criminal, poucos demais para caracterizar qualquer coisa como uma carreira de crimes.

Outros 11% estiveram em conflito com a lei com mais frequência. Em média, eles cometeram entre sete e oito crimes, que foram perpetrados predominantemente dentro de uma faixa etária definida.

Apenas 2% poderia ser classificado como infratores persistentes ao longo de toda a vida - eles mantiveram um registro criminal quase consistente em todo o período estudado.

De acordo com Grundies, "Nós podemos concluir disto que a maioria das carreiras criminosas dura apenas no médio prazo."

Ele alega que trajetórias típicas não podem ser identificadas a partir deste amplo espectro de características potenciais - na verdade, os pesquisadores não encontraram nenhum grupo distinto real em suas análises estatísticas.

Desequilíbrio entre o indivíduo e a sociedade

"Existem sobreposições entre todos os grupos, o que significa que a categorização sob uma perspectiva da criminologia é um exercício sem sentido e arbitrário," diz Grundies.

"Nós não poderíamos nem mesmo determinar uma trajetória geral que tivesse variado apenas em sua intensidade individual, como previsto pelas teorias, que estão focadas em certos traços de personalidade," completa.

O próprio pesquisador afirmou que ficou surpreso com o resultado.

"No começo, eu fiquei certamente frustrado, mas então eu me perguntei qual seria a razão para esses resultados e, de repente, eu vi que eles eram muito entusiasmantes," confessa ele.

Em última análise, isto confirma sua teoria pessoal sobre a causa das "carreiras criminosas": um desequilíbrio entre o indivíduo e a sociedade.

"Mesmo que esses desequilíbrios se agreguem em uma idade jovem, a falta de padrões indica que, em princípio, esse desequilíbrio pode ocorrer em qualquer idade," conclui.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=carreiras-criminosas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.