08/10/2008

Celulares ganham despertador inteligente e gentil

Redação do Diário da Saúde
Celulares ganham despertador inteligente e gentil
Alarme inteligente para telefones celulares promete cuidar da sua saúde e fazer você acordar mais feliz.[Imagem: Smart Valley Software Ltd]

Problemas de sono

Problemas de sono são muito comuns na sociedade moderna. Formas brandas desses problemas são familiares a qualquer pessoa e entre 10 e 20% dos adultos sofrem de doenças relacionadas (desordens orgânicas do sono).

O diagnóstico de problemas do sono freqüentemente exige gravações demoradas e caras em laboratórios de acompanhamento do sono. Até o momento não existe nenhuma boa técnica para se detectar problemas do sono.

Despertador inteligente para telefones celulares

Agora, uma pesquisa feita em duas universidades finlandesas (Tampere University of Technology e University of Helsinki) resultou no desenvolvimento de uma tecnologia totalmente inovadora para a detecção e diagnóstico dos problemas de sono.

A primeira aplicação da nova tecnologia, um despertador inteligente para telefones celulares, chamado HappyWakeUp®, já está disponível. É a primeira aplicação do mundo para celulares que cuida da saúde.

O pesquisador Väinö Virtanen começou, há dois anos atrás, a gravar e analisar o ronco como um método simples de diagnóstico. "Logo percebemos que um microfone comum é muito sensível para quaisquer vozes e sons produzidos na cama durante o período de sono."

Despertador suave = acordar feliz

Baseando-se nesse método, o grupo desenvolveu o HappyWakeUp, um despertador inteligente para telefones celulares.

Se a pessoa estiver acordada ou "quase acordada" - o que é determinado pelos sons naturais do ritmo de sono, - o despertador inteligente dá um sinal mais suave de alarme, um pouco antes do horário determinado para levantar. Durante esses momentos de "quase acordado," o corpo e o cérebro já estão acordados e acordar de fato é fácil e natural.

Quase acordado

A hora de acordar é configurada normalmente no telefone celular, que pode ficar sob o travesseiro ou nas proximidades da pessoa. Os momentos adequados de "quase acordado" são detectados utilizando-se o microfone e uma análise estatística dos sons.

Durante os últimos 20 minutos antes da hora de levantar, a análise é ativada para que se possa gerar um som suave de alarme, desde que haja movimentos indicando que a pessoa está acordando. Se a pessoa estiver dormindo calmamente, nenhum alarme é dado até o momento definitivo de levantar.

"O sinal de alarme durante o sono profundo é estressante e familiar a todo o mundo, mas com o alarme inteligente isto é evitado. Depois de um período de testes de alguns dias ou uma semana, você começa a perceber os benefícios," promete o pesquisador Tapani Salmi.

A tecnologia HappyWakeUp® foi licenciada para a empresa Nokia.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=celulares-ganham-despertador-inteligente-e-gentil

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.