17/08/2012

Butantan cria banco de células-tronco extraídas de dentes-de-leite

Redação do Diário da Saúde

Células do dente

O Instituto Butantan desenvolveu uma técnica que resultou em um banco inédito de células-tronco.

Estudos realizados pelos pesquisadores do Laboratório de Genética do Instituto resultaram em uma técnica que permite obter grandes quantidades de células-tronco extraídas dos dentes-de-leite, tornando-as capazes de gerar qualquer célula e tecido do corpo humano.

A ideia é que as células-tronco dos dentes-de-leite sejam usadas no desenvolvimento de novos tratamentos para doenças motoras, imunológicas, na regeneração de ossos e nervos, na reconstrução de músculos, cartilagem e enfermidades psiquiátricas.

Processo biológico

Os pesquisadores desenvolveram um banco para criação e armazenamento de células-tronco, que possui capacidade para 6.000 amostras.

Isso é suficiente para tratar até 100 pacientes por amostra, o que torna o Instituto Butantan autossuficiente na produção e certificação das células-tronco.

"Esse processo biológico coloca o Brasil num patamar mais elevado da ciência mundial, consolidando nossa capacidade de inovação e pesquisa", explica Irina Kerkys, geneticista do Instituto Butantan.

A expectativa dos pesquisadores é que os testes em humanos sejam realizados dentro de cinco anos.

Este é o terceiro banco de células-tronco criado no Brasil nos últimos meses:

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=celulas-tronco-dentes-de-leite

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.