15/07/2008

Células-tronco do cordão umbilical levam medicamento anticâncer diretamente aos tumores

Erinn Barcomb-Peterson
Células-tronco do cordão umbilical levam medicamento anticâncer diretamente aos tumores
[Imagem: K-State]

Efeitos colaterais da quimioterapia

Pesquisadores da Universidade do Kansas, Estados Unidos, estão aprimorando um método de aplicação de medicamentos contra o câncer que promete ser mais eficiente e reduzir os efeitos colaterais que os pacientes sofrem com a tradicional quimioterapia.

A foto mostra uma matriz de células-tronco do cordão umbilical humano carregadas com nanopartículas contendo doxorubicina, um medicamento quimioterápico largamente utilizado, mas que pode afetar o coração quando aplicado como uma droga solta no organismo.

"Embora a quimioterapia tenha salvo muitas vidas, ela freqüentemente tem efeitos colaterais indesejáveis," diz o Dr. Deryl Troyer. "As pessoas mais entusiasmadas com esta pesquisa são pessoas que já passaram pela quimio, porque nosso enfoque pode eliminar muitos desses efeitos colaterais."

Células-tronco carregando medicamentos

Troyer e seu colega Masaaki Tamura estão estudando como as células-tronco podem ser utilizadas para carregar medicamentos anticâncer diretamente para as células do câncer de mama utilizando nanopartículas. Os pesquisadores já desenvolveram o método in vitro e agora vão iniciar os testes pré-clínicos.

As células-tronco do cordão umbilical podem ser coletadas de forma não-invasiva, o que as livra das controvérsias normalmente associadas às células-tronco.

Troyer afirma que estas células-tronco possuem uma capacidade de "retorno ao lar", no sentido de que elas tendem a viajar até os tumores e outras lesões patológicas. "Nós estamos utilizando as células como veículos invisíveis," diz ele.

Nanopartículas

As nanopartículas que carregam o medicamento são nanogeles feitos de dois polímeros. O nanogel tem uma molécula corante que permite que os pesquisadores acompanhem sua trajetória no interior do corpo humano utilizando um microscópio de fluorescência.

Quando as células-tronco carregadas com as nanopartículas chegam às células tumorais é administrado um outro composto químico que induz a morte da célula-tronco - somente as células-tronco são configuradas para responder a essa droga adicional. Isto significa que os medicamentos encapsulados no nanogel serão liberados diretamente no tecido canceroso.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=celulas-tronco-do-cordao-umbilical-levam-medicamento-anticancer-diretamente-aos-tumores

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.