06/11/2017

Chá preto também ajuda na perda de peso

Redação do Diário da Saúde
Chá preto também ajuda na perda de peso
O chá preto pode fazer tão bem quanto o chá verde, mas através de outras vias.[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Chá: escolha a cor

O chá preto pode ajudar na perda de peso e trazer outros benefícios para a saúde por meio de alterações nas bactérias benéficas do intestino.

Acaba de ser demonstrado que o chá preto altera o metabolismo da energia no fígado, alterando os metabólitos intestinais.

Os experimentos em animais mostraram que, assim como o chá verde, o chá preto altera a proporção de bactérias intestinais: a porcentagem de bactérias associadas à obesidade diminuiu, enquanto as bactérias associadas à massa magra aumentaram.

Estudos anteriores indicaram que os compostos químicos no chá verde, denominados polifenóis, são absorvidos e alteram o metabolismo energético no fígado.

As novas descobertas mostram que os polifenóis do chá preto, que são moléculas muito grandes para serem absorvidas no intestino delgado, estimulam o crescimento das bactérias intestinais e a formação de ácidos graxos de cadeia curta, um tipo de metabólito bacteriano que altera o metabolismo da energia no fígado.

"Já se sabia que os polifenóis do chá verde são mais eficazes e oferecem mais benefícios para a saúde do que os polifenóis do chá preto, uma vez que os compostos químicos do chá verde são absorvidos no sangue e nos tecidos," comentou a professora Susanne Henning, da Universidade da Califórnia de Los Angeles (EUA). "Nossas novas descobertas sugerem que o chá preto, por meio de um mecanismo específico através do microbioma intestinal, também pode contribuir para uma boa saúde e perda de peso em seres humanos".

"Estes resultados sugerem que os chás verdes e pretos são prebióticos, substâncias que induzem o crescimento de bons microrganismos que contribuem para o bem-estar de uma pessoa," completou Henning.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=cha-preto-tambem-ajuda-perda-peso

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.