27/11/2013

Chefes mulheres são melhor vistas por homens que por mulheres

Redação do Diário da Saúde
Chefes mulheres são melhor vistas por homens que por mulheres
O efeito pode ser resultado do próprio machismo: "Se [até] elas podem chegar lá, eu também posso."[Imagem: MSU]

Os homens recebem melhor a notícia de que uma mulher chegou ao topo da organização na qual eles trabalham do que suas colegas mulheres.

Embora tenham apenas constatado o fato, sem buscar explicações, os pesquisadores acreditam que o fato de uma mulher chegar a posições de chefia aguça a sensação de competitividade das mulheres, ao passo que, para os homens, isso mostra uma empresa cheia de oportunidades, algo benéfico também para eles.

De modo geral, contudo, ambos os sexos relataram maior satisfação no trabalho quando acreditam que uma mulher tem a chance de tornar-se executivo-chefe (CEO) de uma empresa ou organização.

"Promover a igualdade de gênero no topo tem consequências positivas para a satisfação no trabalho, tanto para homens quanto para mulheres," resume Susan Linz, da Universidade do Estado de Michigan (EUA).

O estudo, contudo, não foi feito nos EUA, e sim em cinco países do antigo bloco soviético (Rússia, Sérvia, Armênia, Azerbaijão, Cazaquistão e Quirguistão), onde as diferenças de gênero são mais acentuadas por questões culturais.

Mesmo lá, os resultados apontam para a igualdade de gênero no ambiente corporativo como um fator que aumenta o bem-estar entre os trabalhadores.

"Vale a pena para as empresas criar ambientes onde as mulheres têm oportunidades para avançar, já que uma maior satisfação no trabalho significa maior produtividade, maiores receitas e uma base mais saudável," disse Linz.

Resquício machista

A parte menos esperada do resultado é que os homens em geral relataram maior satisfação no trabalho do que as mulheres quando se trata da igualdade de gênero no escalão superior.

"Nós encontramos pouca evidência de que os homens não gostem de trabalhar para uma mulher ou ver o avanço das mulheres a cargos de nível superior como gerando um ambiente de trabalho mais competitivo," disse Linz.

Em vez disso, segundo a pesquisadora, os homens parecem ver a ascensão de mulheres ao alto escalão da administração como um indicador de suas próprias oportunidades de promoção.

Nesse quesito, se as opiniões da pesquisadora estiverem corretas, o efeito pode ser resultado do próprio machismo: "Se [até] elas podem chegar lá, eu também posso."

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=chefes-mulheres-melhor-vistas-homens-mulheres

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.