19/02/2010

Chip da fertilidade analisa fertilidade masculina na hora

Redação do Diário da Saúde
Chip da fertilidade analisa fertilidade masculina na hora
Impressão artística de um aparelho de exame instantâneo da fertilidade masculina, que os pesquisadores planejam fabricar no futuro.[Imagem: Jeroen Huljben, Nymus3D]

Fertilidade masculina

Um novo "chip da fertilidade", desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Twente, na Holanda, é capaz de contar com exatidão os espermatozoides presentes em uma amostra de sêmen.

Este é um passo importante para o desenvolvimento de um aparelho compacto capaz de fazer uma avaliação prévia da fertilidade masculina.

Os pesquisadores acabam de publicar a invenção do chip na revista científica Lab on a Chip.

Exame de fertilidade

A análise do esperma é normalmente o primeiro passo da investigação da fertilidade quando um casal se apresenta em um consultório médico e relata dificuldades para terem filhos.

A avaliação da qualidade do esperma requer preparações rigorosas e precisas e um exame em laboratório especializado. Frequentemente, esses testes têm que ser repetidos de duas a cinco vezes para se alcançar uma confiabilidade suficiente.

Se os homens pudessem realizar os exames na privacidade de sua própria casa, isso tornaria o processo não apenas muito menos constrangedor para eles, como também muito mais confiável. Isto sem contar com o menor tempo para os resultados e um custo infinitamente menor.

Contagem de espermatozoides

O chip desenvolvido pelo pesquisador Loes Segerink faz a contagem dos espermatozoides com extrema precisão.

A concentração é uma indicação importante da contagem dos espermatozoides: a referência para a fertilidade masculina é de 20 milhões de espermatozoides por mililitro de líquido ejaculado.

Já existem testes caseiros simples disponíveis nas farmácias, mas eles só indicam se a contagem de esperma está "acima ou abaixo da norma". Estes testes são muito limitados porque, de fato, eles não medem a concentração de espermatozoides.

Espermatozoides e glóbulos brancos

No novo chip, o sême flui através de um canal, acima do qual existem vários eletrodos. Quando uma célula passa sob essa "ponte" elétrica, sua resistência elétrica se altera momentaneamente, e este evento é contado pelo chip.

É importante que a contagem faça a distinção entre os espermatozoides e as outras partículas ou células do líquido: se outras partículas forem incluídas na contagem, o resultado não será confiável.

Para evitar isto, Segerink adicionou minúsculas esferas ao fluido para testar a sua seletividade. O método provou ser seletivo o suficiente para distinguir entre as nanoesferas e os espermatozoides.

Os glóbulos brancos foram também corretamente identificados pelo chip - o número de glóbulos brancos diz muito sobre a qualidade do esperma e, por isso, é importante que esse dado seja informado ao médico.

Mobilidade e forma dos espermatozoides

A concentração não é o único indicador da qualidade do esperma. A atividade espontânea - também conhecida como a mobilidade - e a forma dos espermatozoides também são fatores importantes.

Agora os pesquisadores querem determinar se estas duas características de qualidade poderão ser medidas de maneira similar, permitindo a construção de um aparelho compacto de análise, do tipo descartável.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=chip-fertilidade-analisa-fertilidade-masculina-hora

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.