21/02/2018

Cientistas cultivam células-tronco da placenta humana pela primeira vez

Redação do Diário da Saúde
Cientistas cultivam células-tronco da placenta humana pela primeira vez
O avanço foi possível determinando a alimentação adequada para as células. [Imagem: Hiroaki Okae et al. - 10.1016/j.stem.2017.11.004]

Trofoblasto

No que afirmam ser um passo decisivo para uma melhor compreensão do desenvolvimento e da função da placenta humana, cientistas derivaram e cultivaram células-tronco do trofoblasto pela primeira vez.

"As células do trofoblasto desempenham um papel essencial nas interações entre o feto e a mãe," escreveram Hiroaki Okae e seus colegas da Universidade de Tohoku (Japão).

O trofoblasto (do grego threphein: alimentar) é uma estrutura inicial do embrião humano, considerado o primeiro dos anexos embrionários. Ele dá origem ao sinciciotrofoblasto que, por sua vez, irá fazer parte da placenta, que irá fornecer nutrientes ao feto e remover resíduos.

Células de trofoblasto em número insuficiente ou em excesso podem pôr tudo a perder, levando ao aborto no início da gravidez ou à pré-eclâmpsia e outras condições em etapas mais avançadas. É por isso que os cientistas querem estudar o desenvolvimento e a função dos trofoblastos.

Proteínas na medida certa

A equipe derivou células-tronco de trofoblasto a partir de células-tronco colhidas de voluntárias humanas. As células foram então transferidas para um meio de crescimento para proliferar, e o grande feito da equipe foi descobrir como suprir essas células com os meios necessários para que elas sobrevivessem.

Eles descobriram que as células precisam de determinadas proteínas ativadas e de outras inibidas para se manterem vivas e desenvolver as mesmas características que teriam no útero.

"Nosso sistema de cultura para células-tronco de trofoblasto humano é potencialmente útil para a compreensão da patogênese de distúrbios do desenvolvimento com defeitos de trofoblastos, como aborto espontâneo, pré-eclâmpsia e restrição de crescimento intrauterino," escreveu a equipe.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=cientistas-cultivam-celulas-tronco-placenta-humana-pela-primeira-vez

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.