28/05/2008

Cientistas medem quanto trabalho doméstico adicional é criado por um marido

Diane Swanbrow

Quanto custo ter um marido

Ter um marido cria sete horas adicionais de trabalho doméstico para uma mulher, de acordo com um estudo em larga escala feito com famílias dos Estados Unidos. Para os homens, o quadro é diferente: uma esposa economiza cerca de uma hora por semana de trabalho doméstico para um homem.

"Este é um padrão bem conhecido," diz o economista Frank Stafford. "Continua havendo uma significativa realocação de trabalho no casamento - os homens tendem a trabalhar fora, enquanto as mulheres assumem mais o trabalho doméstico. Certamente há todos os tipos de diferenças individuais aqui, mas, em geral, é isto o que acontece depois do casamento. E a situação é ainda pior para as mulheres que têm filhos."

Divisão do trabalho doméstico

De forma geral, a quantidade de trabalho doméstico feito pelas mulheres tem caído consideravelmente desde 1976, enquanto a quantidade de trabalho feito pelos homens aumentou. Em 1976, as mulheres faziam uma média de 26 horas de trabalho doméstico por semana, comparadas com 17 horas em 2005. Os homens faziam cerca de seis horas de trabalho doméstico em 1976, comparadas com 13 horas em 2005.

Mas quando os pesquisadores olharam apenas para os últimos 10 anos, comparando quanto de trabalho doméstico faziam homens e mulheres solteiros, na faixa dos 20 anos, em 1976 e em 2005, se eles permanecessem solteiros ou se se casassem, eles descobriram um padrão ligeiramente diferente.

Tanto homens quanto mulheres que se casaram assumiram mais trabalho doméstico do que se permanecessem solteiros, mostra a análise. "O casamento não é mais o caminho para que o homem faça menos trabalho doméstico," diz Stafford.

Diferenças entre solteiros e casados

Mulheres solteiras na faixa dos 20 e 30 anos fazem o menor volume de tarefas domésticas - cerca de 12 horas por semana, em média - enquanto mulheres casadas na faixa dos 60 e 70 anos fazem o maior volume - cerca de 21 horas por semana.

Os homens apresentaram um padrão diferente. Homens mais velhos fazem mais tarefas domésticas do que homens mais jovens, mas homens solteiros trabalham mais do que homens casados em todas as faixas etárias.

Mulheres casadas com mais de três filhos fazem uma média de 28 horas de trabalho doméstico por semana. Já os homens casados com mais de três filhos dedicam apenas cerca de 10 horas para as tarefas de casa por semana.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=cientistas-medem-quanto-trabalho-domestico-adicional-e-criado-por-um-marido

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.