28/08/2014

Cócegas na orelha melhoram saúde do coração

Redação do Diário da Saúde
Cócegas na orelha melhoram saúde do coração
Os resultados também podem oferecer uma explicação sobre os princípios de funcionamento da acupuntura auricular. [Imagem: Universidade de Leeds]

Estimulação da orelha

Estimular os nervos do ouvido pode melhorar a saúde do coração, eventualmente eliminando a necessidade de tomar medicação.

Para não precisar ficar acariciando a orelha dos voluntários, a equipe da Universidade de Leeds (Reino Unido) usou uma máquina de estimulação elétrica nervosa transcutânea, que produz uma espécie de cócegas nas orelhas.

Esse equipamento foi desenvolvido para aliviar dores aplicando impulsos elétricos no trago (ou trágus), a pequena aba na frente da orelha, imediatamente à frente do canal auditivo.

A novidade é que a estimulação alterou a influência do sistema nervoso sobre o coração ao reduzir os sinais nervosos que podem forçar muito corações já debilitados.

Mesmo efeito que remédio

"Ainda é cedo - até agora só testamos isso em indivíduos saudáveis - mas achamos que há potencial para melhorar a saúde do coração, podendo até mesmo se tornar parte do tratamento para a insuficiência cardíaca," disse o professor Jim Deuchars.

"O primeiro efeito positivo que observamos foi um aumento da variabilidade dos batimentos cardíacos dos voluntários. Um coração saudável não bate como um metrônomo. Ele está continuamente interagindo com o seu ambiente, indo um pouco mais rápido ou um pouco mais lento, dependendo da demanda," acrescentou sua colega Jennifer Clancy, ressaltando um aumento de 20% na variabilidade cardíaca.

O segundo efeito positivo foi na atenuação do sistema nervoso simpático, que comanda a atividade cardíaca por meio da adrenalina.

"Isso é importante porque se você tiver uma doença cardíaca ou insuficiência cardíaca, você tende a ter um aumento da atividade simpática. Isso leva o coração a trabalhar forçado, contrai as artérias e causa danos. Uma série de tratamentos para a insuficiência cardíaca tenta parar a atividade simpática - os beta-bloqueadores, por exemplo, bloqueiam a ação dos hormônios que induzem esses sinais. Usando a estimulação elétrica, observamos uma redução da atividade do próprio sistema nervoso," explicou a Dra. Clancy.

Os resultados também podem oferecer uma explicação sobre os princípios de funcionamento da acupuntura, que possui um ramo dedicado exclusivamente a pontos na orelha, a chamada acupuntura auricular.

Influenciando o cérebro

A técnica de estimulação elétrica nervosa transcutânea funciona estimulando um nervo chamada vago, que tem um papel importante na regulação dos órgãos vitais, como o coração.

Há um ramo sensorial do nervo vago no ouvido externo. Assim, enviando uma corrente elétrica, que segue por esses nervos até o cérebro, os pesquisadores influenciaram as saídas do cérebro que regulam o coração.

A estimulação do nervo vago já foi anteriormente utilizada para o tratamento de condições como a epilepsia.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=cocegas-orelha-melhoram-saude-coracao

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.