13/11/2013

Como fazer xixi sem respingar?

Com informações da BBC
Como fazer xixi sem respingar?
Os físicos junto ao seu simulador de xixi. [Imagem: BYU]

Físicos norte-americanos saíram como franco candidatos ao Prêmio Ig Nobel, que premia anualmente as descobertas científicas mais esquisitas.

Tadd Truscott e Randy Hurd, da Universidade Brigham Young, passaram meses analisando como o xixi bate no vaso e como e para onde ele vai espirrar.

Eles usaram câmeras de alta velocidade para filmar o momento em que os jatos de urina espirram nas paredes do vaso sanitário, e estudaram o resultado.

Segundo eles, quando o "ângulo de ataque" do jato é mais fechado, o respingo é menor - algo como, "fazer xixi na parede espirra mais do que fazer xixi no chão".

Embora isso seja, de resto, muito óbvio, para obter um resultado mais preciso com o estudo, a dupla construiu um simulador de micção.

O Water Angle Navigation Guide é um balde de 22,7 litros com mangueiras ligadas a dois tipos de uretra artificiais.

A equipe disparou água colorida em vários "vasos sanitários" na velocidade e pressão média da micção humana.

Respingo de Rayleigh-Taylor

A dupla descobriu que o respingo do xixi é agravado por um fenômeno conhecido como instabilidade de Rayleigh-Taylor, em que um jato d'água se quebra em gotas.

"O fluxo de urina masculina se divide depois de cerca de 17 cm fora da saída da uretra", explicou Hurd. "Então, no momento em que ela atinge o mictório, já está em forma de gotas."

Seu conselho? "Quanto mais perto do mictório melhor."

Mas Truscott diz que um dos truques mais eficientes é também o mais simples: jogue alguns pedaços de papel higiênico no vaso para suavizar o impacto.

Sentado ou de pé?

É claro que, em um banheiro doméstico, a distância de um vaso sanitário é regida por uma variável: "urinar sentado ou em pé".

"As pessoas estão sempre discutindo o que é melhor, porque quando você se senta, está também mais propício a se molhar", diz Truscott. "Por isso queríamos entender se urinar sentado é realmente eficaz. Quais são as diferenças no respingo?"

"Quando você urina em pé, você está cinco vezes mais longe do mictório - e isso é uma diferença muito significativa na velocidade do impacto das gotas de urina", disse Hurd.

"Parece que urinar sentado em um vaso sanitário tradicional é a melhor maneira de evitar respingos indesejados," concluiu.

Superfícies hidrofóbicas

O design de banheiros públicos e domiciliares nem sempre ajudam a sermos 100% eficientes, ele disse.

"A maioria das superfícies onde urinamos, como a porcelana, são hidrofílicas, o que é uma desvantagem. A água se espalha por elas, criando uma poça onde a urina é espirrada", disse Hurd.

Ele acredita que os revestimentos hidrofóbicos (que repelem a água) tornarão os vasos sanitários mais higiênicos, com benefícios importantes para hospitais, escolas e locais de trabalho.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=como-fazer-xixi-sem-respingar

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.