23/02/2018

Confessar fraquezas no trabalho pode estragar sua liderança

Redação do Diário da Saúde
Confessar fraquezas no trabalho pode estragar sua liderança
"Compartilhar suas falhas pode ter um impacto negativo sobre o quanto você será capaz de influenciar as pessoas com quem trabalha," disse Dana Harari.[Imagem: Gatech]

Quando abrir e quando fechar o coração

Abrir o coração e compartilhar informações pessoais com amigos e familiares é uma maneira típica de construir confiança e estabelecer relacionamentos saudáveis.

Mas entre colegas de trabalho, isso nem sempre é verdade.

Para indivíduos de status mais elevado na hierarquia empresarial - ao nível dos chefes -, divulgar uma fraqueza afeta negativamente não apenas os relacionamentos, mas também a eficácia da atuação da pessoa com seus colegas de status mais baixos e subordinados.

"Quando indivíduos de status mais alto, que em situações reais incluem funcionários de alto escalão, compartilham informações pessoais que destacam uma possível falha, isso pode afetar a forma como são percebidos pelos colegas de trabalho," detalhou a professora Dana Harari, do Instituto de Tecnologia da Geórgia (EUA).

"Isso é importante porque pode prejudicar sua capacidade de ser um gerente efetivo," acrescentou a psicóloga.

Penalidade de status

A equipe focou relacionamentos orientados a tarefas, como aqueles encontrados em um local de trabalho.

Foram três experimentos laboratoriais durante os quais um total de 762 participantes completaram tarefas junto a parceiros de status maior ou de mesmo status. Durante a tarefa, o colega de trabalho, que era na verdade um membro treinado pela equipe, divulgava informações pessoais que poderiam ser percebidas como fraqueza, como algo positivo ou neutro.

Embora o tipo de confissão não tenha afetado a percepção dos confessores pelas pessoas de status equivalente, indivíduos de status mais alto que revelaram uma fraqueza sofreram uma "penalidade de status".

Como resultado, durante a tarefa os participantes resistiram mais à influência dos chefes que confessaram suas fraquezas, e afirmaram ter gostado menos deles e de seu desempenho.

"Muito do que ouvimos hoje sobre liderança é que queremos que os líderes sejam autênticos e tragam seus verdadeiros eus para o trabalho, mas nossos resultados sugerem que, se isso envolver revelar uma vulnerabilidade, como compartilhar suas falhas, isso pode ter um impacto negativo sobre o quanto você será capaz de influenciar as pessoas com quem trabalha," resumiu Harari.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=confessar-fraquezas-trabalho-estragar-sua-lideranca

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.