31/01/2016

Confirmada primeira morte por complicações da chikungunya

Com informações da Agência Brasil

Miosite causada por chikungunya

Uma garota indígena da etnia Xucururu, em Pernambuco, foi a primeira vítima registrada no Brasil em decorrência de complicações da infecção pelo vírus chikungunya.

Segundo a equipe médica do hospital Hospital da Restauração, em Recife, a garota de 17 anos contraiu miosite aguda.

Só há registros de mais quatro casos de miosite ligada à chikungunya em todo o mundo, sendo que dois dos pacientes morreram.

A febre chikungunya é transmitida pelo pernilongo Aedes aegypti, que também transmite os vírus da dengue e zika.

Miosite

A miosite é uma inflamação disseminada nos músculos, que pode ser uma reação autoimune do organismo a alguns tipos de vírus e bactérias.

"Quando a pessoa está doente, produz anticorpos para destruir o vírus ou bactéria. Só que, em alguns casos, os anticorpos continuam agindo, e o ataque é contra o próprio organismo. No caso da miosite atinge os músculos, e na Síndrome de Guillain Barré ataca a bainha dos nervos," explicou o infectologista Dalcy Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

A bainha dos nervos, ou bainha de mielina, é o envoltório fibroso que recobre o axônio, a parte mais comprida dos neurônios.

Segundo o especialista, esse tipo de reação não acontece na fase aguda da doença, e sim duas ou três semanas depois que a infecção foi debelada. O quadro de miosite começa com dor e fraqueza muscular, com perda gradativa de movimentos e predisposição a infecções.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=confirmada-primeira-morte-miosite-causada-chikungunya

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.