04/02/2009

36º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas

Agência Fapesp

Eixos temáticos

O 36º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) será realizado nos dias 14 a 18 de junho, em Porto Alegre (RS). O evento ocorrerá em paralelo ao 9º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica (CBCC) e ao 4º Encontro Ibero Mercosul de Gestão de Qualidade em Estabelecimento de Saúde (EIMGQES).

A programação do CBAC será dividia em seis eixos temáticos: "Hematologia", "Imunologia", "Bioquímica", "Microbiologia", "Gestão estratégica e da qualidade", "Biologia molecular" e "Parasitologia". Paralelamente, o evento contará com uma área de exposição, na qual cerca de 100 empresas apresentarão as mais recentes novidades do setor laboratorial.

O congresso debaterá temas como "Importância da coleta na qualidade analítica", "Pesquisa de autoanticorpos", "Terapia gênica e celular", "Bioquímica do estresse e envelhecimento", "Diagnóstico do choque séptico", "Autovacinas contra células tumorais", "Custos no laboratório clínico" e "Diagnóstico laboratorial em medicina forense", entre muitos outros.

O evento incluirá ainda oito minicursos: "Alterações morfológicas da série vermelha", "Parasitas emergentes", "Exame qualitativo de urina", "Doenças infecciosas na gestação", "Validação de métodos analíticos", "Hormônios: abordagem clínica e laboratorial", "Pré-analítico: onde tudo começa" e "Antibiograma".

O CBCC discutirá tópicos como "Citologia mamária", "Citologia de aparelho respiratório", "Lesões glandulares e diagnósticos diferenciais", "Citologia de tireóide", "Diagnósticos limítrofes-atipias em células escamosas", "Lesões precursoras", "Infecções cervicais", "Teste HPV e rastreamento" e "Diagnóstico citológico: desafios e avanços tecnológicos".

O EIMGQES tratará de temas como "Novos paradigmas na qualidade dos Serviços de Saúde", "Acreditação de Serviços de Saúde", "Riscos assistenciais", "Protocolos clínicos", "Gestão moderna de equipamentos" e "Auditoria em Saúde".

Mais informações podem ser obtidas no site www.cbac.org.br.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  http://www.diariodasaude.com.br/print.php?article=congresso-brasileiro-de-analises-clinicas

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.